A Central Única dos Trabalhadores (CUT), e demais centrais sindicais e movimentos sociais se preparam para atos e manifestações pelo país no próximo dia 18. Conscientes do período de desmonte do patrimônio público e retirada de direitos, os trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte, em Brasília, aprovaram em assembleia realizada nesta quinta-feira (5) um movimento grevista de 24 horas para participação e solidariedade à luta contra o atual governo, que vem atacando a classe trabalhadora e a democracia.

No setor elétrico, o governo tenta a todo custo privatizar a maior estatal elétrica da América Latina, para isto, tem diminuído o quadro de profissionais com demissões arbitrárias e retirado da Eletrobras a capacidade de investimento e ampliação na participação em empreendimentos. Desta forma, a categoria reafirma o compromisso com a luta em defesa do Brasil, da soberania e da segurança energética.

Na assembleia, foi informado ainda a participação do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), em conjunto ao Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, em atividades que ocorreram entre os dias 3 e 5 de março no Congresso Nacional para discussão de leis e medidas provisórias relacionadas a projetos de privatização. O STIU-DF comunicou também que foi solicitado à Previnorte revisão da decisão de suspender empréstimos à categoria.

Vitória dos eletricitários

 Na manhã desta quinta-feira, o STIU-DF foi informado da decisão liminar que suspende a demissão de trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte. A suspensão tem vigência até a realização da audiência inaugural prevista para o dia 30 de março.

Cabe destacar, que a deliberação impensada da empresa pelas demissões coloca em risco a operação do sistema elétrico, podendo causar sérios prejuízos para o país.