O Coletivo Nacional dos Eletricitários – CNE, através desta nota, vem manifestar total apoio e solidariedade aos trabalhadores e às trabalhadoras do Sistema Petrobrás, em greve pela defesa de seus postos de trabalho, pela manutenção de seus direitos, bem como pela defesa da Petrobrás e da Soberania Nacional.

As privatizações já ocorridas no Sistema Petrobras resultaram em centenas de demissões além das drásticas reduções de salário e subtração de direitos aos trabalhadores que permaneceram. A greve deflagrada é uma resposta a sanha entreguista do governo Bolsonaro, cujo objetivo é o desmonte e a privatização integral da maior empresas estatal do Brasil.

As ações contra o Sistema Petrobrás e seus trabalhadores, na medida que o neoliberalismo e o projeto do governo Bolsonaro avançam, colocam em xeque a Soberania Nacional, uma vez que transfere a exploração, produção e distribuição de petróleo e seus derivados às mãos de interesses de empresas estrangeiras, em detrimento de qualquer desenvolvimento nacional afetando a vida de toda a classe trabalhadora, e, sobretudo, do povo brasileiro. Nesse contexto, o momento é de resistência!

Mais uma vez, o povo organizado tem a tarefa histórica de defender os interesses da nação e da classe trabalhadora! Nós, trabalhadores eletricitários, estamos juntos nesta luta, em defesa dos direitos da classe trabalhadora, da Petrobras e da Soberania Nacional.

Defender a Petrobrás é defender o Brasil!