Em audiência ocorrida ontem, 19, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) o ACT 2019/2020 foi finalmente assinado pela CEB e pelos representantes dos trabalhadores. A empresa tentou dividir o acordo em dois, mas essa tese, que já havia sido rechaçada pelo STIU-DF, também não obteve a concordância do TRT e do Ministério Público do Trabalho (MPT). Desta forma, o ACT foi consolidado em um documento único, conforme aprovado pela assembleia do dia 06/12, que pôs fim à greve da categoria.

Com o fechamento da campanha salarial/2019, é hora de retomarmos com toda intensidade a luta anti-privatização da CEB.

Não há dúvida de que a categoria saiu fortalecida para continuar esse enfrentamento.

Ante à ameaça de repressão, os trabalhadores e trabalhadoras da CEB fizeram uma paralisação histórica, com ampla adesão, sem piquete e com portões abertos.

Assim, além de firmeza e unidade para ir à greve e não “dobrar os joelhos”, como queriam o GDF e a CEB, também demonstraram sabedoria e maturidade para compreender o momento e sair na hora certa do movimento paredista.

Mobilização, compreensão clara da conjuntura, capacidade de articulação política e disposição de luta. Esses valores, mais uma presentes na campanha de data-base, apontam sem dúvida o quanto os urbanitários da CEB estão preparados para vencer o projeto privatista do governo Ibaneis.

Não vai faltar luta em 2020, e vamos até a vitória!
#EmDefesaaCEBPública