Em campanha salarial, os trabalhadores e trabalhadoras da CEB aprovaram um movimento grevista por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (3). A decisão tomada em assembleia aconteceu após a categoria rejeitar a contraproposta da empresa à pauta de reivindicações.

A negociação do novo Acordo Coletivo de Trabalho teve início no mês de outubro e desde então a direção da empresa aposta na retirada de direitos da categoria, inclusive de cláusulas que garantem a proteção dos eletricitários.

Sem proposta de reajuste salarial, a CEB propôs a exclusão do pagamento do tíquete natalino, a redução de 1/3 da remuneração de férias, fim do quinquênio e redução da indenização por morte e invalidez não decorrente de acidente de trabalho. Além disso, no item que trata sobre o horário de assembleias, a CEB impôs limitações ao sindicato quanto à realização de atividades de interesse dos trabalhadores.

Para o STIU-DF, diante da inflexibilidade da direção da CEB, os trabalhadores e trabalhadoras da Companhia não tiveram outra alternativa senão paralisar as atividades por tempo indeterminado. A entidade destaca ainda que o intuito da greve não é prejudicar a população, principalmente, no período chuvoso quando as interrupções de energia aumentam, mas garantir proteção à categoria que diariamente corres riscos para manter o bom serviço de iluminação nas ruas e casas.