Os trabalhadores e trabalhadoras da CEB se reuniram em assembleia na manhã desta quarta-feira, 27, para apreciar a contraproposta apresentada pela empresa à pauta de reivindicações da categoria. Sem avanços relevantes, o termo foi rejeitado por ampla maioria.

Com a reprovação da proposta, a categoria inicia na terça-feira, 3, um movimento grevista por tempo indeterminado. Cabe destacar que, a pauta de reivindicações dos trabalhadores foi entregue para a direção da CEB no mês de setembro, nesse período foram realizadas onze reuniões de negociação na tentativa de avançar com o acordo dos cebianos.

A empresa, além de negar o reajuste salarial, manteve a contraproposta de exclusão do tíquete natalino, redução de 1/3 da remuneração de férias, fim do quinquênio e redução da indenização por morte e invalidez não decorrente de acidente de trabalho. Para os casos de morte e invalidez acidentária, a CEB assegurou as 60 remunerações.

Para a cláusula sexta do ACT, que trata do adicional de condutor, a proposta contempla o recebimento de um adicional fixo mensal, sendo os condutores classificados em apenas duas categorias. Para os trabalhadores que conduzem habitualmente os veículos da empresa o valor será de R$ 300 (trezentos reais), já os trabalhadores que esporadicamente conduzem os veículos o valor será de R$ 42,84 (quarenta e dois reais e oitenta e quatro centavos.

De acordo com a proposta, a cláusula que versa sobre ausências justificadas se manteve conforme ACT vigente. No item que trata sobre o horário de assembleias, a CEB impôs limitações ao sindicato quanto à realização de atividades de interesse dos trabalhadores. Não houve avanços em relação às outras cláusulas.

Para a direção do STIU-DF, a proposta apresentada sintetiza a falta de discernimento da CEB quanto à importância do trabalho prestado pelos cebianos à empresa, uma vez que há a tentativa de retroceder e até excluir cláusulas que garantem a efetividade na prestação do serviço, bem como, na garantia de proteção ao trabalhador.

O STIU-DF afirma ainda que a entidade sindical está à disposição para dar continuidade as negociações. O objetivo é construir, o mais breve, uma proposta que atenda minimamente os interesses da categoria.

Fique atento e mobilizado. Unidos somos mais fortes!