Para tratar da PLR 2018 dos trabalhadores e trabalhadoras cedidas, o STIU-DF realizou assembleia na noite desta segunda-feira (14), no auditório da entidade.

Inicialmente, os dirigentes sindicais explicaram o processo de negociação da PLR junto à Eletrobras e como o assunto está sendo tratado na Eletronorte. Também informaram que o diretor de Gestão solicitou documento ao Sindicato sobre o assunto, da mesma forma que outra pendência administrativa foi resolvida.

Nesse sentido, ficou definido que a entidade sindical continuará tentando resolver o impasse de forma administrativa, tendo como prazo o próximo dia 31, data em que a empresa fará acertos do pagamento da PLR.

Apesar da negativa por parte da Eletrobras, o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) enviou ofício ao diretor de Administração da Holding onde solicita reunião para tratar do assunto.

Caso o problema não tenha uma solução até o fim deste mês, a entidade sindical ingressará com ação judicial na Justiça Federal. Algumas entidades já estão tomando as medidas judiciais cabíveis, como o STIU-DF, embora todas sejam autônomas e o tempo de cada uma pode ser diferenciado.

Em relação ao Programa de Demissão Consensual (PDC), o Sindicato fará questionamento formal à empresa sobre como a direção entende ser a metodologia para se atingir as metas no período de janeiro a abril de 2019.

Também houve a sugestão de montar um mailing direto do STIU-DF para os cedidos. Os dirigentes sindicais lembraram que o Sindicato dispõe de redes sociais no Facebook e twitter, onde os trabalhadores podem acompanhar vários assuntos, inclusive a questão da PLR. Além disso, a entidade dispõe de site, onde a categoria pode fazer o cadastro pessoal e registrar o e-mail para receber mensagens.

O STIU-DF também solicita aos trabalhadores cedidos que atualizem seus dados no site, uma vez que o cadastro está desatualizado. A medida não é obrigatória, mas muito importante.