Após 7 dias do acidente que vitimou nosso companheiro Herbert Correa de Queiroz, ainda não foi divulgado pela empresa as causas do acidente. As informações preliminares que o Sindinorte apurou é que NÃO haviam no mínimo dois trabalhadores realizando o procedimento no momento do acidente. A Eletronorte estava descumprindo a Norma Regulamentadora no. 10 – NR 10 e o ACT resultando no trágico desfecho para Herbert, sua família e para todos os trabalhadores da empresa. Uma tragédia anunciada.

Há anos, a Diretoria da Eletronorte descumpre as normas de segurança e o ACT, tudo em nome da redução de gastos com pessoal. A interpretação equivocada da empresa colocará quantas outras vidas em risco diariamente em nome dessa política entreguista e privatista de desmonte e precarização do trabalho que se instalou em nossa empresa?

Herbert não voltará, mas sua vida não haverá de ser em vão. O Sindinorte por inúmeras vezes cobrou da Eletronorte o cumprimento das normas de segurança, solicitando que houvesse concurso público ou pelo menos, transferências que dessem conta de repor o quadro de operadores que a cada ano fica menor. Não apenas na operação, até mesmo as atividades administrativas tem sido prejudicadas pela falta de pessoal, com sobrecarga de trabalho em alguns setores.

A Eletronorte tem buscado incansavelmente se enquadrar nos números estipulados pela Eletrobras, sem demonstrar a necessidade e a realidade ao qual muitos trabalhadores e trabalhadoras estão expostos. Essa conta não é apenas da Eletronorte, mas também da ELetrobras.

O Sindinorte irá buscar os meios legais de responsabilizar os gestores da empresa por essa tragédia. Ao invés de buscar o cumprimento da Lei, a empresa por meio de sucessivos processos de reestruturação, tem caminhado no sentido oposto da segurança do trabalho, expondo nossa categoria aos mais diversos acidentes.

COSME E DAMIÃO
Nos dias 26 (para os católicos) e 27 de setembro (para o Candomblé e a Umbanda), comemora-se o Dia de Cosme e Damião. Eles eram dois irmãos gêmeos que eram médicos e viveram na Ásia Menor. Ficaram conhecidos porque curavam pessoas e animais sem cobrar dinheiro. COSME E DAMIÃO é como chamamos as equipes de operação, na qual, obrigatoriamente, devem haver dois trabalhadores executando um procedimento. Se houvesse um “irmão” destacado para Herbert, esta fatalidade não haveria acontecido

ACT
Por ampla maioria, os trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte deliberaram pela APROVAÇÃO da proposta enviada pelo TST para nosso acordo coletivo de trabalho. Esperamos que a Eletronorte, ao invés de pensar só em números, pense e reflita sobre os processos internos. É necessário defender a Eletronorte pública e de qualidade e não uma Eletronorte nos moldes privados como quer a Eletrobras.

Veja a nota do Sindinorte: SINDINORTE 03.10 – Herbert Presente