O tema privatização é cercado de mitos e falsos argumentos sustentados por governos neoliberais, pela mídia corporativista e setores do mercado para justificar a entrega do patrimônio público ao capital privado.

Esses grupos colocam em dúvida questões como eficiência, qualidade na prestação do serviço e outros pontos. A Eletrobras, no pacote da privatização do governo Bolsonaro, tem sido constantemente atacada para viabilizar o desmonte e facilitar a venda da estatal.

Para desmascarar os argumentos falaciosos incorporados à sociedade, o Coletivo Nacional dos Eletricitários lança a 2º edição da cartilha “O que você sabe sobre a privatização da Eletrobras?”.

De acordo com o documento a entrega de um setor estratégico ao capital financeiro “provocará forte desequilíbrio de mercado, com grande risco de manipulação operacional, com retenção deliberada de capacidade.

Alerta ainda que o argumento da promoção de competitividade do mercado não faz sentido já que a Eletrobras tem porte muito superior às demais, além de ter em seu portfólio as usinas de reservatório, linhas estratégicas e gestão da água de importantes bacias hidrográficas, ou seja, uma Eletrobras privada, juntamente com alguns outros poucos agentes, poderia facilmente exercer o controle de fato do mercado brasileiro.

Veja a íntegra da cartilha aqui: Cartilha Eletrobras – o que você sabe sobre a Eletrobras?