Pesquisa divulgada agora à noite pelo instituto Datafolha revela que cerca de 70% da população brasileira são contra a privatização de empresas públicas. A margem de erro de é 2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

Até mesmo entre as pessoas que votaram em Bolsonaro a privatização é algo longe de ser uma unanimidade. Segundo a pesquisa, 65% delas são contra a privatização da Petrobras e 60% se opõem a venda dos Correios. Outras 60% não querem que os poucos bancos públicos que ainda restam também sejam vendidos.

Na avaliação do dirigente sindical do STIU-DF, José Edmilson, a pesquisa mostra a grande insatisfação dos brasileiros em relação ao valor dos serviços prestados, que aumenta consideravelmente, assim como a má qualidade.

“As pessoas sabem que a privatização do patrimônio público é ruim, porque pagam mais caro por serviços de má qualidade. No estado de Goiás, onde a empresa de energia foi privatizada, a população está pagando contas de luz altíssimas e ainda são obrigadas a conviver com apagões constantes. Privatização é assim em todo lugar e as pessoas sabem disso”, explica Edmilson.

De acordo com a pesquisa, 25% dos entrevistados são a favor de privatizações, 6% não souberam responder e 2% ficaram indiferentes. O levantamento foi feito de 29 a 30 de agosto e ouviu 2.878 pessoas em 175 municípios brasileiros de todas as cinco regiões do País.