A hora é de defender a CEB pública e a população do DF.

O governo Ibaneis, em linha com a política de “vende Pátria” implementada por Paulo Guedes e seus auxiliares, quer privatizar a CEB Distribuição, uma das concessionárias que mais evoluiu no Brasil em melhorias no sistema elétrico e atendimento à população.

Os indicadores DEC e FEC, previstos no contrato de concessão firmado com a União, registraram em 2018 os menores valores desde a sua criação em 2001! Enquanto em Goiás, após a privatização da CELG, os goianos ficaram em média 26,61 horas sem energia, esse número no DF foi de apenas 9,15 horas em 2018!

É visível a percepção da população do DF sobre os avanços da empresa nos últimos anos. Não sem razão ela foi considerada a melhor concessionária do Centro-Oeste em 2017 e premiada internacionalmente em 2018.

Paralelamente à evolução dos indicadores técnicos, a CEB registrou lucro médio de R$ 26 milhões nos últimos quatro anos, reforçando o caráter absolutamente conjuntural da situação econômico-financeira registrada em 2018.

Assim, não podemos aceitar que uma decisão política, totalmente contrária à promessa do então candidato Ibaneis e conflitante com o direito da população do DF à energia elétrica barata e de qualidade, prevaleça sobre o interesse público.

Neste sentido, convocamos a categoria para a assembleia geral a ser realizada no dia 29/08, às 12h, na CEB-SIA, conforme edital abaixo.

A participação de todos e todas é fundamental para reforçarmos nossa luta em defesa da CEB Pública e da população do DF! Haverá ônibus.

Horário de saída dos ônibus de Planaltina, Gama e SDO: 11h40.

 

Comissão Geral na CLDF debate privatização da CEB

Na quinta-feira, 29/08, a partir das 15h, na Câmara Legislativa debaterá em Comissão Geral a proposta do GDF de privatização da CEB. O evento, que ocorrerá no plenário daquela casa, foi convocado pelo deputado Reginaldo Veras (PDT).

Para o STIU-DF, está ficando cada vez mais claro para a população o risco da privatização da CEB e das estatais do DF, bem como o interesse desse governo por dinheiro e mais poder. Privatizar a CEB vai levar ao encarecimento das tarifas e apagões, como ocorre em praticamente todos os estados que venderam suas concessionárias de energia elétrica. O colapso existente hoje em Goiás é apenas mais um exemplo.

Assim, convidamos a toda categoria eletricitária, seus familiares e amigos, bem como a população do DF para participarem desta Comissão Geral, em defesa da CEB Pública e contra a venda das estatais do DF!

 

EDITAL DE CONVOCAÇÃO
ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

A Diretoria Colegiada do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas, nas Atividades de Meio Ambiente e nos Entes de Fiscalização e Regulação dos Serviços de Energia Elétrica, Saneamento, Gás e Meio Ambiente no Distrito Federal – STIU-DF, em cumprimento ao artigo 79 de seu Estatuto Social e ao artigo 4º, parágrafo 1º, da Lei nº 7.783/89, convoca todos os seus associados, trabalhadores da CEB Distribuição S/A, CEB Holding S/A, CEB Geração S/A, CEB Participações S/A e CEB Lajeado S/A, a participarem da Assembleia Geral Extraordinária a realizar-se no dia 29 de agosto de 2019 (quinta-feira) às 12h em primeira convocação e às 12h30 em segunda e última convocação, no estacionamento da CEB/SIA, para discutir e deliberar sobre a seguinte Pauta: 1) – Informes; 2) – Discussão e deliberação da contribuição voluntária para a luta permanente; 3) – Assuntos gerais.

Brasília-DF, 26 de agosto de 2019.

Ernane Lima Alencar
Pela Diretoria Colegiada do STIU-DF

CEB 17/2019