O Sindinorte esteve reunido na quarta-feira (10) com a direção da Eletronorte para tratar de assuntos de interesse dos trabalhadores e trabalhadoras. Na ocasião, houve discussão sobre o Banco de Horas da categoria, desconto de greve, bloqueio de concessão de férias e outros.

Com relação ao ACT do Banco de Horas, tendo em vista o fim da sua vigência previsto para 31 de julho de 2019, o Sindinorte pleiteou a renovação do referido acordo. Na oportunidade, os dirigentes sindicais destacaram a importância da manutenção do acordo, visto que após a sua implantação foi constatado uma economia significativa para a empresa. Ao fim, a Diretoria Executiva da empresa concordou com a proposta e prorrogou o acordo até 31 de janeiro de 2020.

Desta forma, os trabalhadores e trabalhadores que deveriam equacionar os passivos do banco de horas até agosto, podem realizar o saldamento até a data final da prorrogação do ACT.

Desconto paralisação

O Sindinorte questionou a determinação da Eletrobras para o desconto da greve geral realizada no dia 14 do mês passado. A Eletronorte, com o aval da Holding, propõe descontar não só o dia parado como também o descanso remunerado. Vale lembrar que temos um Acordo de Banco de Horas vigente que pode substituir o desconto em pecúnia sem qualquer prejuízo.

A Eletronorte, de forma irredutível, insiste em cumprir a determinação da holding, mas afirma ter flexibilizado a situação, dando aos seus gestores a prerrogativa de avaliar e propor a migração dessas horas para o Banco de horas. Este assunto ainda será discutido com  o Diretor de Gestão.

Férias

Na reunião, o Sindinorte questionou também o bloqueio da concessão de férias dos eletricitários e eletricitárias nos meses em que é pago 100% de gratificação, conforme ACT vigente da categoria. De acordo com a direção da Eletronorte, a prerrogativa vem da própria CLT.

Para o Sindinorte, a decisão da empresa afeta diretamente a dinâmica de trabalho da Eletronorte. Promovendo, o esvaziamento de setores estratégicos, como exemplo, a área operacional.

Tucuruí

A renovação de concessão da UHE Tucurui deve ser feita em agosto de 2019, entretanto a Eletronorte até o momento não se manifestou. O Sindinorte vem insistentemente cobrando uma posição da empresa, inclusive solicitando reunião com o Diretor Presidente para tratar do assunto.

É estranho que a direção da Eletronorte ainda não tenha um posicionamento com relação à renovação de Tucuruí, afinal é a maior fonte de geração de recursos da nossa empresa. Não apenas isso, Tucuruí é um ativo estratégico para todo o Sistema e a possibilidade de que este ativo não seja mais da Eletronorte é um atentado à soberania nacional. Entendemos que a empresa não deve neste momento atentar-se aos valores de uma nova receita. A Eletronorte deve manifestar o interesse pela renovação da concessão e esperar que a agência reguladora siga com o processo conforme a legislação, somente então de posse dos reais números a direção tomaria a sua decisão. Há ainda um caminho a ser trilhado e sob o ponto de vista da responsabilidade da gestão e esperamos que a Diretoria da Eletronorte se manifeste pelo interesse em  renovar a concessão de Tucuruí.

SINDINORTE 11.07 – Sindinorte garante renovação do ACT do Banco de Horas