fnuFoi realizada na terça-feira, dia 26 de abril, em Brasília, a primeira rodada de negociação nacional entre o Coletivo Nacional dos Eletricitários e a direção do Sistema Eletrobras, para debater a Pauta de reivindicações dos trabalhadores. Esse primeiro contato serviu, na verdade, para uma discussão preliminar da pauta, uma vez que os debates se concentraram na PLR, mais especificamente em uma data para o seu pagamento; no Conselho de Administração – a importância de se definir as regras para a eleição dos trabalhadores –; e na agenda de negociação do ACT.
A direção da Holding, neste primeiro encontro, usou a sua conhecida estratégia de não apresentar nada de novo, limitando-se a dizer que ainda estuda as reivindicações dos trabalhadores. Mesmo no que tange à PLR, limitou-se a informar que depende do resultado do balanço financeiro da Eletrobras – que está atrasado, não por culpa dos trabalhadores, mas sim dessa gestão – para definir uma data para o pagamento.
O CNE voltou a cobrar uma posição sobre o pagamento da PLR, lembrando que ela sempre foi paga nos primeiros dias de maio, pois é uma conquista dos trabalhadores ao longo de anos de luta. Diante da cobrança, os representantes da Eletrobras se comprometeram a dar uma posição no dia 3/05.
Com relação ao conselho de administração, uma conquista histórica dos sindicatos cutistas e da FNU, ficou acertado que as regras para eleição serão elaboradas com a contribuição dos sindicatos e será seguido um calendário único, obedecendo-se fielmente ao que determina a Lei no que diz respeito às regras.
Não tivemos dúvidas em afirmar que esta campanha deverá seguir a conjuntura favorável dos últimos anos, com a manutenção do ganho real nos salários, tendo como parâmetro conquistas de diversas categorias em 2010, como a dos bancários (que tiveram reajuste de 7,5%, com aumento real de 3,08%), dos metalúrgicos do ABC (10,8% com ganho real de 6,26%) e dos petroleiros (além da reposição da inflação, tiveram entre 2,5% e 3,6% de ganho real). Queremos manter o patamar de conquistas que marcou o governo Lula, pois, foi com essa política de valorização dos salários e das empresas públicas que o Brasil superou a crise econômica mundial e se coloca hoje como uma das maiores economias do mundo.
Na próxima rodada de negociação (veja abaixo o calendário), queremos discutir ponto a ponto a nossa pauta, sem nenhum tipo de desculpa. Qualquer forma de postergação será repelida, não somente na mesa de negociação, como também nas empresas com a nossa mobilização.
Também foi negociada a prorrogação do ACT atual 2010/ 2011 até 30 de junho de 2011.

CALENDÁRIO DE NEGOCIAÇÃO

• 2ª rodada – 12/05 – Rio de Janeiro
• 3ª rodada – 26/05 – Brasília
• 4ª rodada – 09/06 – Brasília


VISUALIZAR ARQUIVO EM PDF