Em entrevista à rádio Sinttel, o diretor do STIU-DF, João Carlos Ferreira, debateu na sexta-feira (21) a proposta do governo do DF em privatizar a CEB Distribuição. Na ocasião, o dirigente questionou a celeridade na tentativa da venda da empresa sem que o GDF faça “os devidos aprofundamentos nessa discussão”, uma vez que se trata da prestação de um dos serviços mais essenciais à população que é o acesso à energia elétrica.

Para o dirigente, fica evidente a omissão do presidente da Companhia e do governador Ibaneis Rocha ao ocultar os riscos da medida à população e ao comércio. Ele lembrou da crise energética enfrentada pelos goianos após a venda da CELG à ENEL, realizada em 2016, e que já encarou um aumento superior à 30% na conta de luz.

“A CEB tem patrimônio, participação acionária, terrenos, ou seja, um conjunto de ativos. O GDF está se apegando a um problema pontual e escondendo o fundamental da população”, destacou Ferreira. “A CEB é uma das empresas do setor elétrico que mais evoluiu nos indicadores de continuidade de energia e essa discussão está sendo suprimida” completou.

A CEB Distribuição S/A, que possui 41 Subestações de Potência, conseguiu melhorias importantes, sobretudo na qualidade do serviço, no relacionamento com o seu consumidor e na situação econômico-financeira. A empresa foi premiada como “Melhor Distribuidora da Região Centro-Oeste” no certame IASC de 2017 promovido pela ANEEL; na classificação geral, envolvendo 101 concessionárias e permissionárias participantes da pesquisa, a CEB Distribuidora evoluiu da 41ª posição em 2016, para a 24ª em 2017.

Ferreira enfatiza que ao contrário do que vem sendo noticiado, “a CEB é sustentável e não precisa de nenhum recurso que não seja dela mesma para continuar investindo e atendendo com qualidade e excelência a população do DF”.

Como forma de buscar uma alternativa estratégica para a questão que realmente contemple a população do Distrito Federal, propiciando condições econômicas e sociais que visem à sustentabilidade da CEB Distribuição é necessário implementar uma gestão técnica comprometida com os indicadores de qualidade e a recuperação financeira da empresa. Além de combater fraudes comerciais, atacar a inadimplência e melhor os planejamentos elétrico e orçamentário, defende a entidade sindical.

Campanha “Eu defendo a CEB pública” já está no ar

O STIU-DF lançou a campanha “Eu defendo a CEB pública”. A iniciativa faz parte do plano de lutas do sindicato e tem como objetivo desmistificar junto à população os mitos da desestatização e apontar os equívocos e os impactos da venda das empresas públicas.

É imprescindível submeter o debate da privatização à população e aos parlamentares. Desta forma, convidamos a todos a seguirem as redes da nova campanha em defesa da CEB pública.

 Facebook: www.facebook.com/CEBPublica

 Instagram: www.instagram.com/CEBPublica/

 Twitter: www.twitter.com/CEBPublica

DEFENDER A CEB PÚBLICA É DEFENDER BRASÍLIA.