Com o objetivo de ampliar o apoio da sociedade civil contra a proposta de privatização de várias empresas públicos pelo GDF, dirigentes sindicais da CEB, Caesb, BRB e Metrô estiveram na Comissão de Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na noite desta sexta-feira (21).

No encontro, os dirigentes destacaram a importância dessas empresas públicas para a sociedade e demonstraram o quanto as privatizações estão sendo prejudiciais para a população nos estados que privatizaram especialmente os serviços bancários, de energia, água e transporte.

“É sempre a sociedade que perde com a privatização, pois são as famílias que acabam pagando por serviços caros e de péssima qualidade. Isso porque tão logo as empresas públicas são privatizadas, os empresários que compram essas estatais aumentam exponencialmente essas tarifas. Como o passar dos anos não investem e a qualidade do serviço vai ficando bastante comprometida”, destaca o diretor do STIU-DF, José Edmilson.

“Isso está acontecendo agora, no estado do Goiás, que vendeu a empresa de distribuição de energia Celg para a italiana Enel”, acrescenta o também diretor do STIU-DF, Edgar Mendes.

A deputada federal Érika Kokay (PT), que também ajudou a intermediar o encontro, reforçou a importância da participação e engajamento da sociedade civil contra esse processo de privatizações.