Trabalhadoras e trabalhadores da CEB, Caesb, BRB e Metrô oficializaram ontem (18) o lançamento do Fórum da Sociedade Civil em defesa das empresas públicas. O evento aconteceu no Sindicato dos Bancários e contou ainda com a participação de especialistas e parlamentares.

Durante o evento, os trabalhadores lançaram a campanha “Eu defendo a CEB pública”. A deputada Érika Kokay (PT) também sugeriu a criação de uma frente parlamentar na Câmara Legislativa em defesa das estatais.

Em praticamente todas as falas houve pontos em comum. Destaque para a falta de interesse público na privatização, que não atende aos interesses da população, empresários e produtores. Isso porque todos acabam pagando mais caro por suas contas de água, luz, transporte e tarifas bancárias.

A qualidade dos serviços prestados também foi outro ponto bastante criticado. Cidades que tiveram essas empresas públicas privatizadas apresentaram posteriormente índices baixíssimos de satisfação da sociedade.

O estado de Goiás é um caso recente e emblemático. A Celg, distribuidora de energia privatizada para a italiana Enel, em 2016, hoje é alvo de reclamações constantes da população goiana, que tem pagado contas de luz cada vez mais caras, com reajustes que passam de 30%, e péssimo atendimento na prestação de serviço.

Os participantes também lembraram o protesto feito por produtores rurais goianos nos últimos dias, quando jogaram centenas de litros de leite fora em frente à sede da Enel. O produto estragou devido à interrupção de energia por várias horas, o que comprometeu o sistema de refrigeração.