O Governo do Distrito Federal (GDF) tem três anos para deixar Brasília pronta para receber a Copa do Mundo de 2014. Enquanto alguns projetos avançam, como é o caso do Estádio Nacional de Brasília, outros ainda não saíram do papel. Para receber os turistas, o executivo local estuda aumentar a capacidade da rede hoteleira da cidade, mas a iniciativa está em fase de elaboração. A ampliação do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek e a criação da linha que ligará o terminal ao centro da cidade não tiveram início. As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) estão paradas por decisão da Justiça, e as do Veículo Leve sobre Pneus (VLP) aguardam licenças e a liberação de recursos. Esse também não tem prazo para começar.
Apesar de alguns atrasos, o secretário executivo da Comissão Brasília 2014, Cláudio Monteiro, garante que tudo ficará pronto no prazo. É um compromisso do governo, segundo ele. “Colocamos a máquina pública para funcionar em prol desse evento”, diz. “Estamos no caminho da normalidade, como deve ser, paulatinamente, e com toda a segurança. O governador chamou para si a responsabilidade da Copa do Mundo de 2014.”
Os trabalhos no estádio começaram em maio de 2009 e, até agora, 30% da edificação está pronta. “A determinação do governador é entregar o estádio em 2012 para o evento teste da Fifa, a Copa das Confederações”, disse. Ao completar 100 dias à frente do GDF, o governador Agnelo Queiroz (PT) concedeu entrevista ao Correio e disse que o Estádio Nacional de Brasília terá capacidade para 70 mil pessoas.
Monteiro adiantou que em 10 dias vai instalar câmeras dentro na área de construção da arena de futebol. O objetivo é que a população acompanhe o andamento dos trabalhos no site do governo local. “Será uma obra sem tapumes, com total transparência”, explicou. Monteiro assegura que tudo está dentro do cronograma. “Nosso estádio é o mais avançado do país”, avaliou. Custará aos cofres públicos cerca de R$ 670 milhões.
Transporte
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Transporte, as intervenções nas vias do DF fazem parte de um programa maior para modernizar o sistema público, mas devem ficar prontas até o Mundial de 2014. O secretário de Transporte, José Walter Vazquez Filho, afirmou ao Correio que vai concluir a Linha Verde e solicitou recursos ao governo federal para terminá-la. Até agora, apenas 32% forão finalizados. Cerca de R$ 210 milhões serão usados para transformar os canteiros centrais da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig) e da Estrada Setor Policial Militar (ESPM) em uma via exclusiva para ônibus.
Outros R$ 289 milhões serão usados para reformar as avenidas Samdu, Comercial e Central, em Taguatinga, a fim de concluir a ligação entre Ceilândia e o Plano Piloto. E mais R$ 179 milhões servirão para a construção de um túnel sob o centro de Taguatinga, que vai ligar a EPTG à Avenida Elmo Serejo. Para este ano, o governo espera iniciar a construção da Via Amarela, que ligará o Plano Piloto ao Gama e a Santa Maria. A obra, já contratada, está orçada em R$ 587 milhões e deve ser entregue em 18 meses.
Usuários do metrô ganharão com as mudanças. A expansão do sistema metroviário deve iniciar até junho deste ano. Estão previstas duas estações em Ceilândia, duas em Samambaia e uma na Asa Norte, na altura do Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Ao todo, o serviço devem custar cerca de R$ 700 milhões.
O governo também espera resolver o quanto antes os problemas jurídicos que impedem a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que ligará o aeroporto ao centro de Brasília.
Por meio da assessoria de imprensa, a Infraero informou que as obras no Aeroporto JK devem ser concluídas em dezembro de 2013. A primeira fase, que engloba a reforma e a ampliação do terminal de passageiros, foi licitada e contratada. Os trabalhos devem começar em maio de 2011. São R$ 748,4 milhões em investimentos.
Atrasos
Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontou que nove dos 13 aeroportos brasileiros em obras para a Copa do Mundo de 2014 não ficarão prontos dentro do prazo. O documento Aeroportos no Brasil: investimentos recentes, perspectivas e preocupações inclui o aeroporto de Brasília na lista dos que estão com as reformas atrasadas.
Veículo Leve sobre Trilhos, o VLT, deve ser concluído até 2014
Apesar do atraso nas obras, interrompidas pela Justiça há mais de um ano, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) tem condições de, se liberado dentro de três meses, entrar em operação antes da Copa do Mundo de 2014. De acordo com especialistas consultados pela reportagem, o primeiro trecho, que ligará o Aeroporto Internacional de Brasília à W3 Norte, pode ser concluído ao longo de 24 meses após a liberação das obras. Seriam necessários ainda mais três meses de testes para o início da operação comercial. Dentro desse cronograma de dois anos e meio, o VLT começaria a circular no fim de 2013, a tempo de atender os turistas que virão a Brasília para o Mundial de futebol.
Além disso, o custo da obra, orçada em R$ 1,55 bilhão, não precisaria ser revisto. Os cálculos são feitos com base no contrato já assinado com o Consórcio Brastram. Isso porque não seria necessário que os canteiros de obra funcionassem durante a noite, quando a hora extra aumenta o custo em 50%. Como o VLT é uma obra “linear”, como classificam os engenheiros, vários trechos podem ser construídos ao mesmo tempo, o que reduz o tempo de conclusão do empreendimento, mesmo com o trabalho sendo executado apenas durante o dia. Do R$ 1,55 bilhão previsto, R$ 1 bilhão serão usados para custear o trecho entre o aeroporto e o início da W3 Norte. O restante seria investido nos trilhos até o fim da Asa Norte.
Além de ser uma das obras para a Copa do Mundo, o VLT atenderia ao Plano Diretor da Infraero para o aeroporto de Brasília. De acordo com o documento, que estima o crescimento do terminal, até 2018 cerca de 40 mil pessoas deverão estar morando na região. Aliado ao fluxo de passageiros crescente, a estimativa é de que o tráfego viário entre o aeroporto e o Plano Piloto chegue a 300 mil pessoas por dia, o que inviabilizaria o trânsito na saída Sul da cidade.
A obra do VLT foi iniciada em dezembro de 2009, mas até agora apenas 2% do cronograma foram executados. A construção está suspensa por decisão da 7ª Vara de Fazenda Pública do DF. O GDF aguarda a liberação judicial para retomar o VLT a tempo de concluí-lo até o início de 2014.
(Thaís Paranhos, Correio Braziliense)
