No dia 9 de maio, dirigentes sindicais, parlamentares e trabalhadores das estatais do Distrito Federal vão se reunir, na Câmara Legislativa, para um debate em defesa das empresas públicas BRB, CEB, CAESB e Metrô. A atividade, requerida pelo deputado Chico Vigilante (PT), vai contar ainda com a participação de especialistas do setor.

Após assumir a governo do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) insinuou a possibilidade de privatização das estatais da cidade para sanar dívidas das empresas e ajustar o caixa do GDF. Desde então, o Fórum em Defesa das Empresas Públicas de Brasília vem se reunindo com parlamentares para buscar alternativas ao possível desmonte das estatais, responsáveis pelo desenvolvimento econômico e social de Brasília.

De acordo com o dirigente do STIU-DF, Alairton Faria, a atividade vai dar início à luta em defesa das estatais no DF. “Não podemos admitir que empresas tão importantes para a cidade sejam entregues ao capital privado. Vale ressaltar que não há qualquer estudo sobre o impacto dessa medida para a população, mas é certo que a privatização não traz nenhum benefício”, disse.

Para Faria, a participação dos trabalhadores das estatais e da população na audiência é fundamental para “mostrar que somos contra o desmonte do patrimônio público. Essa luta é de todos os brasilienses”, afirma o dirigente.

Privatizar não é a solução!