O Sindicato dos Bancários de Brasília lança na próxima terça-feira (19 de abril) em Brasília, numa parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), o guia “Os bancos e você – Como se defender dos abusos dos bancos”, publicação que traz informações sobre os direitos dos clientes dos serviços bancários. O lançamento será no Teatro dos Bancários, na sede do Sindicato (EQS 314/315 – Asa Sul), às 19h, e vai contar com a presença de representantes do Idec e da Contraf-CUT.

“Trata-se de mais uma contribuição do Sindicato para a defesa dos direitos do consumidor dos serviços e produtos bancários”, resume o presidente do Sindicato, Rodrigo Britto, acrescentando que a luta da entidade engloba também a prestação de serviços à sociedade, como é o caso de uma iniciativa como essa.

Segundo dados divulgados pelo Banco Central e pelo Procon, os bancos figuram no topo da lista das instituições com maior número de reclamações dos consumidores, relacionadas principalmente à qualidade do atendimento – resultado direto da carência de bancários, notadamente nas agências. Outro problema sério é a cobrança abusiva de tarifas por serviços prestados e as elevadas taxas de juros cobradas.

O guia traz orientações sobre como escolher o banco e cuidados na abertura e encerramento de contas e esclarecimentos sobre serviços como movimentações, pagamentos, cheques, cartões e tarifas, por exemplo, além de informações sobre aplicações financeiras.

(Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Bancários de Brasília)