Segundo reportagem da Folha de SP publicada nesta terça-feira (19), a privatização da Eletrobras só deve acontecer no próximo ano. Isso porque, de acordo com a matéria, o governo ainda está “avaliando o modelo de capitalização da Eletrobras” e por isso não deve dar tempo de privatizar a empresa ainda este ano.

A secretária-executiva do Ministério de Minas e Energia, Marisete Pereira, disse que a privatização da Eletrobras continua como pauta prioritária do governo e que a venda de ações da empresa no mercado financeiro está mantida. “O ministro já afirmou que o processo está mantido. O que estamos discutindo é o modelo, como fazer. Pelo que vejo, deve ficar para 2020”, disse Marisete.

No entanto, na opinião do dirigente sindical do STIU-DF, Victor Frota, não dá para acreditar no que diz o governo. “Vejo esse tipo de informação com muitas ressalvas, pois isso pode ser uma estratégia de desmobilizar a nossa luta contra o processo de privatização da Eletrobras”, disse Victor.

O dirigente alerta que, mesmo que não concretizem a privatização este ano, o governo vai continuar articulando a venda da Eletrobras no Congresso. “Por isso precisamos continuar mobilizados e atuantes contra mais essa tentativa de crime lesa-pátria”, defende.

Diante da resistência contra a privatização da Eletrobras, a equipe econômica de Bolsonaro informou que vai retirar a receita de R$ 12 bilhões que estava prevista no orçamento deste ano. O anúncio deve ser oficializado mês que vem. Veja a reportagem