Conforme divulgado anteriormente, o STIU-DF realizou ontem, 13/12, uma importante plenária de discussão sobre a situação deficitária do Plano BD. O evento ocorreu na ASCEB (904 Sul) e contou com a participação da companheira Cláudia Ricaldoni, vice-presidente da Anapar e representante da entidade no Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC).

Tratou-se de uma boa oportunidade para que os participantes e assistidos do plano BD se inteirassem mais dessa discussão, aprofundando seu conhecimento sobre o significado do déficit e debatendo alternativas. O Sindicato continuará promovendo outros eventos visando ampliar a participação geral.

Ficou muito claro no evento que a principal interessada em fazer o saldamento e promover a migração de planos (“Estratégias Previdenciais”) é a patrocinadora CEB, que almeja se desobrigar de vez com os encargos assumidos com os trabalhadores e aposentados desde a criação do plano (1993).

Apesar de já ter sido aprovada pelo Conselho Deliberativo da FACEB, com voto de desempate da presidente do órgão, há muito jogo para ser jogado ainda nessa discussão: mudança de governo, pressão da categoria e medidas judiciais compõem o contexto em que ela se desenrolará antes da obrigatória aprovação pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

O STIU-DF convocará assembleia específica para deliberar sobre os encaminhamentos discutidos na plenária.

Mas uma coisa já ficou certa: o discurso da ameaça e amedrontamento não impedirá a luta dos trabalhadores e aposentados em defesa do Plano BD.

CEB 27/2018