fnuO Seminário do Planejamento da Campanha Nacional dos Eletricitários 2011 realizado de 16 a 18 de março, em Fortaleza, foi à oportunidade dos trabalhadores de todo país realizarem um grande debate e análise sobre as cláusulas da nossa pauta de reivindicações que levaremos para a mesa de negociação, assim como, as estratégias a serem desenvolvidas para que tenhamos êxito durante todo o processo, que será bastante duro.
Esse encontro ficou marcado pela participação efetiva dos trabalhadores, com a presença de dirigentes sindicais das14 empresas do sistema elétrico federal, que representam 27 mil trabalhadores. Durante estes dois dias os companheiros(as) contribuíram através dos grupos de discussão para a nossa pauta final. É importante destacar que os trabalhadores exercitaram mais uma vez a democracia operária, onde todos puderam expor seus pontos de vista para a construção de uma pauta que reflete os interesses da categoria, iniciada anteriormente com a pesquisa online feita pelo CNE nas empresas e que serviu de subsídio para as discussões.
Esses três dias de planejamento foram avaliados como bastante positivo, em primeiro lugar pela grande presença de companheiros e companheiras de todo país, fato que enriqueceu em muito os debates nos grupos. Um dos destaques desse seminário foi à volta dos companheiros do Sintern para o Coletivo Nacional dos Eletricitários.
Foi consenso que o CNE, os sindicatos e os trabalhadores terão um trabalho intenso a fazer nos próximos meses. Pois, entraremos em uma negociação sabendo das dificuldades que temos pela frente, mas não vamos abrir mão, em nenhum momento, da nossa dignidade enquanto trabalhadores.No ultimo dia foi tirado nosso calendário de atividades (veja abaixo) e aprovada à pauta nacional.

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO CNE

  • 23/03/2011 a 30/03/2011 – Realização de Assembleias
    • Informar o resultado das assembleias até 31/03/2011
  • 05/04/2011 – Entrega da Pauta Nacional na Eletrobrás
  • Até dia 15/04/2011 – Entrega das Pautas Específicas nas empresas.

Análise de Conjuntura Econômica

Logo após a abertura da reunião de planejamento, o técnico da Subseção Dieese/FNU-CUT, Gustavo Portela fez uma breve apresentação sobre a conjuntura econômica e seus desdobramentos para a campanha salarial 2011/2012.
A apresentação iniciou-se com um relato sobre a conjuntura global, que segundo o palestrante ainda apresenta ainda reflexos da crise econômica de 2008. Foi citado também como item que merece atenção o grande aumento no valor das commodities e seus efeitos na economia brasileira. A questão cambial também foi alvo de destaque, segundo o técnico, a moeda valorizada traz a tona questões como o enfraquecimento de nossa balança comercial e já vem suscitando debates acerca de um processo de desindustrialização.
Um dos principais itens debatidos foi sobre a atual pressão inflacionária e a resposta do governo a essa questão na forma de um ajuste fiscal. A visão é de que, apesar de não haver relação direta entre o ajuste fiscal e as decisões tomadas pela administração da Eletrobrás, visto que esta é uma empresa de economia mista, o governo federal poderá pressionar a empresa a não conceder ganho real.
Quanto à conjuntura do setor elétrico, o crescimento do consumo de energia elétrica no ultimo ano cresceu em torno de 8,08%. Para a campanha salarial, a sugestão foi de se use novamente a regra adotada no ano passado aonde é pedido como ganho real a média do crescimento do consumo de energia (4,07%) acrescido do índice de custo de vida (ICV-DIEESE). As empresas do grupo Eletrobrás ainda não lançaram seus balanços, porém tudo indica que as empresas irão apresentar bons resultados, já que a empresa acumulou Lucro Liquido de R$ 2,5 Bilhões nos primeiros nove meses de 2010.


VISUALIZAR ARQUIVO EM PDF