Na manhã desta segunda-feira, 26, os trabalhadores e trabalhadoras da CEB rejeitaram a segunda proposta apresentada pela empresa ao Acordo Coletivo de Trabalho da categoria. Inicialmente, foi proposto apenas 80% do índice INPC, após mais uma rodada de negociação foi ofertado para o reajuste salarial, adicional de condutor, vale alimentação e outras cláusulas econômicas a integralidade do índice.

Para a direção do STIU-DF, a proposta não atende minimamente as reivindicações dos trabalhadores da CEB. Além do reajuste, a categoria requer o pagamento de um abono especial temporário por produtividade.

Diante da inflexibilidade da direção da CEB em apontar uma proposta justa, que preserve os direitos adquiridos da categoria e contemple o esforço diário dos trabalhadores na recuperação da empresa, os eletricitários decidiram ainda aprovar um indicativo de greve a partir do dia 3 de dezembro.

A comissão de negociação da CEB, como nos anos anteriores, usa a situação econômica da empresa como argumento para não avançar com as cláusulas da pauta de reivindicações. No entanto, a Companhia recebeu um Prêmio Internacional de Qualidade/Satisfação do cliente 2018. A própria empresa aponta que a premiação traduz os esforços empreendidos na recuperação da estatal, resultado possível somente com o empenho e comprometimento dos trabalhadores.

Conforme deliberação em assembleia realizada no dia 24 de agosto passado, a categoria aprovou a autorização à Diretoria Colegiada do Sindicato para firmar Acordo Coletivo de Trabalho com a Empresa, ou, frustradas as negociações, instaurar dissídio coletivo e deliberar sobre o direito de greve conforme Lei nº 7.783/89. Além disso, foi aprovada assembleia permanente, desta forma, a qualquer momento os trabalhadores podem ser convocados para participarem de novas apreciações.

Fique atento e mobilizado. Unidos somos mais fortes!