Na manhã desta terça-feira, 13, a categoria na CEB se reuniu em assembleia para apreciar a primeira proposta apresentada pela direção da empresa. Após nove rodadas de negociações, foi proposto para o reajuste salarial, adicional de condutor, vale alimentação e outras cláusulas econômicas apenas 80% do índice INPC.  Insuficiente, a proposta foi rejeitada por ampla maioria.

Na pauta dos trabalhadores e trabalhadoras constam 68 cláusulas, entre elas 15 novas propostas. A comissão de negociação da empresa, como nos anos anteriores, usou a situação econômica da empresa como argumento para negar todas as cláusulas novas da pauta de reivindicações.

Com a rejeição do termo apresentado pela CEB, o STIU-DF e a Comissão da empresa voltam a se reunir para dar continuidade às negociações. Em assembleia, o dirigente do STIU-DF, Ernane Alencar, destacou que a reivindicação de um abono especial temporário, bem como, a inserção das novas propostas da categoria, construídas coletivamente, voltam a ser negociados.

Para Alairton Gomes, dirigente do STIU-DF, a proposta da CEB ao ACT da categoria é insuficiente. “É inadmissível uma proposta de reajuste salarial abaixo da inflação, vamos voltar à mesa de negociação para avançar neste ponto e em outras cláusulas. O abono especial é imprescindível para concluirmos a campanha salarial”, disse.

Conforme deliberação em assembleia realizada no dia 24 de agosto passado, a categoria aprovou a autorização à Diretoria Colegiada do Sindicato para firmar Acordo Coletivo de Trabalho com a Empresa, ou, frustradas as negociações, instaurar dissídio coletivo e deliberar sobre o direito de greve conforme Lei nº 7.783/89. Além disso, foi aprovada assembleia permanente, desta forma, a qualquer momento os trabalhadores podem ser convocados para participarem de novas apreciações.

Fique atento e mobilizado. Unidos somos mais fortes!