Sindinorte se reúne com a direção da E-Vida para tratar dos problemas no plano de saúde.

Depois de meses tentando uma reunião conjunta com a direção da Eletronorte e E-Vida, enfim o Sindinorte conseguiu nesta sexta-feira (28) expor para a direção da E-Vida os problemas recorrentes no plano de saúde das trabalhadoras e trabalhadores.
Os dirigentes do Sindinorte apresentaram as inúmeras reclamações recebidas da categoria pelo e-mail reclamevidasindinorte@gmail.com.

As reclamações mais comuns dizem respeito ao péssimo atendimento pelo disk 0800, que nunca finaliza a ligação. Em seguida, a demora excessiva nas autorizações, inclusive excedendo prazos definidos pela Agência Nacional de Saúde (ANS). A dificuldade e burocracia para conseguir o reembolso também aparecem entre as Top 5. Outro ponto preocupante é a ameaça constante dos credenciados saírem do plano.

A direção da E-Vida informou que está ciente de alguns dos problemas, como é o caso do 0800; e que medidas para solucionar esse ponto já estão em andamento. Disse ainda que, apesar da demora, o índice de resolução dos problemas é alto. Também informou que não consta no sistema descredenciamentos por parte dos médicos ou clínicas e que vai averiguar os casos passados pelo Sindinorte. Da mesma forma, a questão das autorizações.

Segundo a direção da E-Vida, os problemas gerais estão sendo tratados, um a um, e que é necessário levantar os casos pontuais para melhorar os processos internos.

Reconhecer o problema para avançar já é um bom começo. E isso a Eletronorte e E-Vida fizeram. No entanto, o Sindinorte espera que a resolução desses problemas seja rápida, pois quem está doente não pode ficar esperando dias ou meses por atendimento.

Ponto preocupante foi a informação de que a Eletrobras está estudando a incorporação dos demais planos do Sistema à E-Vida. Ora, se o atual plano não está atendendo direito os beneficiários que têm hoje como pode expandir para todas as empresas? Neste momento, o Sindinorte julga mais importante primeiro arrumar a casa para aí, pensar na possibilidade de expansão do atendimento.

Outra questão importante foi a solicitação do Sindinorte de retomar a comissão paritária, pois, neste momento estão ocorrendo discussões como alteração estatutária e o convênio entre a E-Vida e Eletronorte. A intenção é debater os assuntos que podem acarretar em prejuízos para a categoria, não interferindo no papel do Conselho Deliberativo da E-Vida. Mais do que nunca é preciso manter esse grupo para que tenhamos uma considerável evolução no bem mais precioso que os trabalhadores têm, que é o seu benefício de saúde.

Por fim, a Eletronorte e E-Vida informaram que irão reunir com os trabalhadores e trabalhadoras no auditório para tratar dos assuntos inerentes ao plano de saúde, conforme solicitação antiga do Sindinorte. No entanto, a data ainda não está definida. Esperamos que esta reunião não demore tanto quanto tardou a reunião entre empresa, Caixa de Assistência e Sindinorte.

O Sindinorte ressalta que a participação das trabalhadoras e trabalhadores que encaminharam seus registros foi fundamental para a evolução da reunião. Nesse sentido, solicita que a categoria continue encaminhando qualquer queixa em relação à E-Vida para o email: reclamevidasindinorte@gmail.com.

É importante enviar cópia para as ouvidorias da Eletronorte e E-Vida. Assim retomaremos a excelência de atendimento que tanto orgulhou às trabalhadoras e trabalhadores da Eletronorte.

Sindinorte 01.10.2018