A primeira edição do concurso de redação, organizado pelo STIU-DF e a direção do Centro de Ensino Médio 414, de Samambaia, premiou, na segunda-feira (24), três alunos da instituição. Os estudantes escreveram sobre os impactos da privatização do setor elétrico estatal para o país e à população brasileira.
O concurso foi anunciado em maio durante a realização de uma aula pública promovida pela entidade sindical com o objetivo de ampliar a discussão sobre o programa do governo Temer de desmonte do patrimônio público, que tem como agenda principal a privatização de setores estratégicos, como o setor elétrico.
Na ocasião da aula pública, o historiador e professor do Centro de Ensino, David Horn Pureza, destacou que a juventude deve ser protagonista na luta contra os “profundos ataques que vieram com o golpe de estado no Brasil. Eles precisam participar efetivamente da história” disse.
Premiada, a estudante Jheniffer Morais enfatizou em sua redação que a “Eletrobras por ser um patrimônio público é o que te dá direito à energia de qualidade por um preço justo e abaixo do preço de mercado. Se você já ouviu falar em tarifa social, deveria saber que tudo isso só existe porque é um direito da população. Se privatizarem a Eletrobras, o povo brasileiro perde esse e vários outros direitos”, escreveu.
Para Sarah Fernandes, aluna do 2º ano, “a ideia da privatização é que o mercado é mais eficiente do que o Estado quando se trata da administração dos seus próprios recursos. Mas, além de gerar a perda dos direitos trabalhistas garantidos por lei dos trabalhadores da Eletrobras, a privatização também é prejudicial à população, pois as empresas privatizadas visam o lucro de seus donos, assim aumentando o custo do produto vendido, neste caso, a eletricidade que a população brasileira e o sistema produtivo usufrui diariamente”.
Ela ainda questiona se “a empresa estrangeira que adquirisse estaria a serviço do Estado brasileiro ou do seu país de origem?”.
Para a direção do STIU-DF, o concurso, além de desenvolver e estimular a escrita, vem para integrar a comunidade escolar com o debate da privatização, da importância de uma Eletrobras forte, eficiente e para todos os brasileiros.
O aluno vencedor ganhou um tablet. Já o segundo e terceiro lugares receberam um vale tênis.