Mais uma vez não houve reunião entre Sindinorte, E-Vida e Eletronorte. Lamentável.

A notícia de cancelamento da reunião há poucas horas antes de acontecer denota total descaso com os trabalhadores. Representa também grande despreparo por parte dos gestores da Eletronorte, além de um enorme desrespeito com os dirigentes sindicais que se deslocaram, mais uma vez, de seus estados.

Há anos, o Sindinorte tenta uma reunião conjunta com a Eletronorte e E-Vida, mas não consegue. A pauta da reunião é simples: expor as demandas dos beneficiários, apresentar algumas sugestões e buscar soluções. Mas toda vez que há possibilidade da reunião acontecer entre as três partes a direção da Eletronorte coloca obstáculos.

A reunião era para ter acontecido no início do mês, mas para a nossa surpresa compareceu apenas a comissão de negociação da Eletronorte, sem nenhum representante da E-Vida, o que não aceitamos.

Em outras oportunidades tivemos experiências que não funcionaram, quando a Eletronorte fazia o papel de garota de recado e não dava solução para as pendências no plano de saúde. Resultado: os problemas só aumentaram.

O Sindinorte sempre pleiteou reunião cara a cara com a diretoria da E-Vida para sencibilizá-la das duras questões vivenciadas pelos trabalhadores na utilização do plano de saúde. Também para sugerir algumas diretrizes e apontar algumas soluções.

Não se trata de uma reunião puramente técnica, onde basta a presença de alguns profissionais mais envolvidos com as questões operacionais. Trata-se de resgatar a Comissão Paritária que tão bem atuou na época da criação e estruturação da caixa de assistência.

Nova tentativa de se fazer acontecer a reunião entre as três partes seria nesta terça-feira (14/08), mas o encontro foi novamente cancelado. Desta vez, de última hora, pela Eletronorte.

O motivo alegado para o cancelamento da reunião foi que o atual diretor presidente da E-Vida está com problemas de saúde. Somos solidários à enfermidade do senhor Iaci Correa de Albergaria, mas a E-Vida precisa continuar funcionando para cuidar da saúde dos trabalhadores, inclusive do próprio presidente. Temos certeza que ele concordaria com isso.

Afinal, soubemos que a E-Vida convocou reunião do Conselho Deliberativo na sexta-feira passada, cuja pauta tratava da designação da diretora Administrativo-Financeira, Rosangela Brey Ellery, como presidente interina da E-Vida. Nesse encontro foi confirmada a reunião do dia 14 com o Sindinorte, inclusive a pauta.

Vamos continuar insistindo para que se realize essa reunião, que não pode ficar sem data prevista, e que se forme uma prática contínua de participação na resolução das dificuldades, como aconteceu no passado na concepção e construção da Caixa de Assistência e deu muito certo. Não dá para termos um plano de saúde que não nos atenda e ainda fere o nosso Acordo Coletivo de Trabalho.

O Sindinorte insistirá, também, que a E-Vida exponha sua real situação às trabalhadoras e trabalhadores, inclusive os demais beneficiários/as, em reuniões periódicas no auditório da Eletronorte, com transmissão por vídeo conferência para as regionais.

Não somos inimigos, mas parceiros na busca de melhorias para a qualidade de vida dos beneficiários e de alternativas de fortalecimento do nosso plano de saúde. Uma gestão transparente é sinal de força de uma entidade.

Reclamação ou sugestão envie para:

reclamevidasindinorte@gmail.com
ouvidoria@eletronorte.gov.br
www.e-vida.org.br

Sindinorte 140818