Uma Greve de Fome para denunciar a volta do país ao Mapa da Fome da ONU (Organizações das Nações Unidas). Esse tem sido um dos objetivos que levaram Rafaela Alves, Luiz Gonzaga (Gegê), Vilmar Pacífico, Zonália Santos, Frei Sérgio Görgen, Jaime Amorim e agora o jovem Leonardo Soares, do Levante Popular da Juventude a realizar a “Greve de Fome por Justiça no STF”. Leonardo vive seu primeiro dia em greve, porém, os demais grevistas, completam uma semana sem se alimentar, sem ingerir nenhum tipo de alimento.

Frei Sérgio declarou que “a perda de direitos em saúde e educação públicas, o aumento dos preços da comida, do gás e dos combustíveis, o aumento da violência sobre as populações negra, LGBT e de mulheres, bem como a volta da miséria e da fome” os move a fazer este ato extremo.

Em apoio e solidariedade, dirigentes do STIU-DF visitaram os militantes nesta terça-feira (7). Para o sindicalista, Victor Frota, a atitude dos grevistas aponta a necessidade de uma ampla e urgente mobilização da população contra o aumento dos retrocessos e perdas de direitos.

“Estamos vivendo um período de duras perdas para a classe trabalhadora do campo e da cidade, para a juventude e mulheres. A greve de fome dos nossos militantes é uma forma de dizer que esses retrocessos têm que parar. Nós, dirigentes do STIU-DF, prestamos nossa solidariedade a todos os companheiros que estão nessa luta”, disse Frota. Ele destacou ainda que a luta por uma justiça livre de ingerência política deve ser incorporada por toda a população brasileira.

*Com informações do Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA