Na Câmara dos Deputados, os eletricitários travaram uma luta intensa, por quase um ano, na defesa da Eletrobras pública. Conseguiram driblar, com muito empenho, a votação do Projeto de Lei 9.463/2018, que viabiliza a privatização da holding. Em plenário, o presidente da Casa Rodrigo Maia (DEM-RJ) afirmou que a votação do texto ficará para apreciação dos parlamentares da próxima legislatura.

No entanto, a ameaça de privatização das estatais do setor elétrico segue no Senado Federal. Com o fim do recesso parlamentar a discussão sobre a venda das distribuidoras de energia controladas pela Eletrobras volta à pauta da Casa. O PLC 77/2018, anteriormente PL 10332/2018, pode ser apreciado em regime de urgência já na próxima semana.

A discussão vai definir o futuro das distribuidoras de energia nas Regiões Norte e Nordeste – Amazonas Energia, Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron); Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre); Companhia Energética de Alagoas (Ceal); e Boa Vista Energia, que atende Roraima.  A Companhia de Energia do Piauí (Cepisa) foi leiloada no dia 26 de julho passado e arrematada pela Equatorial Energia.

De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Urbanitários do Acre, Hirton Albuquerque, a luta dos eletricitários no Senado é para travar o andamento do Projeto. Ele destaca que é preciso convencer mais parlamentares a votar contra o PLC “por conta das dificuldades que esse processo pode trazer à população, como o aumento exorbitante na tarifa de energia”, ressalta.

Albuquerque enfatiza que a privatização das distribuidoras é um “erro incorrigível. Os senadores devem levar em consideração que são estados e municípios que tem um poder aquisitivo abaixo do resto do país e que precisam da mão do Estado para dar continuidade às atividades de energia. A privatização só traz consequências desastrosas, principalmente para a população mais pobre, que pode ficar sem o acesso à energia”, aponta o dirigente sindical.

Para dar prosseguimento à luta em defesa das estatais elétricas, o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), se reúne em Brasília para definir os próximos passos no embate com o governo.

Calendário de lutas do CNE:

Dia 7/8 – Reunião do CNE para discussão e planejamento das ações do segundo semestre em defesa das estatais;

Dia 7e 8/8– Sessão deliberativa de votação do requerimento de urgência do PLC 77/2018;