Na quarta-feira (25), os trabalhadores de Furnas, lotados em Brasília, Serra da Mesa e Gurupi, aprovaram por ampla maioria a proposta da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) apresentada pela Eletrobras.

A PLR, exercício 2017, será paga em duas parcelas. De acordo com a proposta, 60% (sessenta por cento) do valor devido será pago no mês de agosto, com complemento final de 40% (quarenta por cento) no mês de novembro para as empresas Eletrobras Holding, CEPEL, Furnas, Chesf, Eletronorte e Eletrosul.

Para os dirigentes sindicais do STIU-DF, Furnas cumpriu a meta Ebitda do CMDE (Contrato de Metas de Desempenho Empresarial) em 700 milhões o que daria o direito a 1,4 folhas. No entanto, o entendimento da Eletrobras é que a empresa não cumpriu a meta e que a categoria teria a receber somente 0,8 folhas.

A forma de distribuição, segundo a Eletrobras, é 40% para meta operacional do CMDE ou 0,8 folhas. Além de 60% ou 0,6 folhas para lucro liquido da holding.  Conforme praticado nos anos anteriores, o montante será pago 50% linear e 50% proporcional.

Parte controversa

De acordo com a direção do STIU-DF, há varias divergências e distorções entre o balanço apresentado ao mercado pela Eletrobras e o apresentado aos trabalhadores, principalmente com relação ao Ebitda (lucro antes de taxas e impostos).

Nos anos anteriores o critério utilizado pela Eletrobras foi de Ebitda ajustado e no ano de 2017 alcançou 4.176 milhões, bem diferente do número apresentado aos trabalhadores de 1.180 milhões. Mesmo usando o critério CVM (3.180 milhões) o Ebitda de Furnas bate a meta do CMDE (2.434 milhões) em aproximadamente 740 milhões.

Nesse sentido, a parcela referente ao cumprimento da meta Ebitda de Furnas foi alcançada de forma inexorável e inquestionável, afastando a argumentação de controvérsia de interpretação do critério ou metodologia da aplicação das regras tanto do termo de pactuação quanto dos números absolutos apresentados no balanço e informados ao mercado.

Desta forma, com aprovação da categoria, o STIU-DF vai ajuizar uma ação pelo valor devido da Participação.