Os trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte aprovaram, por ampla maioria, nesta terça-feira (24), a proposta apresentada pela Eletrobras para o pagamento da PLR 2017.

Na proposta, a Eletrobras estabeleceu, para o pagamento de 73,95% de uma folha, o adiantamento de 60% (sessenta por cento) no mês de agosto, com complemento final de 40% (quarenta por cento) no mês de novembro de 2018 para as empresas Eletrobras Holding, CEPEL, Furnas, Chesf, Eletronorte e Eletrosul. Para as empresas Eletronuclear, Amazonas G&T, CGTEE e as empresas de distribuição, o pagamento de 100% (cem por cento) em novembro próximo.

Na ocasião, a categoria autorizou o STIU-DF a tomar as medidas judiciais cabíveis visando o recebimento da parcela controversa da PLR 2017, referente à segunda folha da Participação.

Privatização

O dirigente sindical do STIU-DF, Victor Frota, informou que está mantido o leilão das distribuidoras de energia controladas pela Eletrobras. De acordo com o cronograma de privatização, no dia 26 de julho, a Cepisa (Piauí) poderá ser leiloada. As distribuidoras do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima poderão ser licitadas no dia 30 de agosto, após a aprovação do projeto de lei aprovado na Câmara e que tramita no Senado.  Para Frota, a luta em defesa das distribuidoras de energia permanece firme.