Mesmo com o leilão das seis distribuidoras de energia da Eletrobras suspenso, ainda sim as trabalhadoras e trabalhadores do setor elétrico mantiveram nesta terça-feira (17), em todo o País, o Dia Nacional de Luta contra a privatização do sistema. Isso porque o processo de venda das empresas públicas ainda continua no Senado, após deputados aprovarem no dia 11 passado o PL 10.332/18.

O governo Temer teve que publicar ontem (16) no Diário Oficial da União a suspensão do leilão após a Justiça Federal do Rio de Janeiro conceder liminar na quinta-feira passada (12), suspendendo o edital de privatização publicado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A decisão que suspendeu o leilão das seis distribuidoras levou em consideração a liminar concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que determinou que processos de privatização devem ser autorizados por deputados e senadores.

A paralisação das trabalhadoras e trabalhadores do setor elétrico ocorreu nos estados onde o governo Temer pretende privatizar as empresas de distribuição de energia: Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Alagoas e Piauí.

De acordo com o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), nos outros estados estão sendo feitas assembleias e atos nas empresas, onde a categoria também reivindica a saída do presidente da Eletrobras, Wilson Pinto, que vem perseguindo, demitindo e assediando trabalhadoras e trabalhadores da empresa.