Em nota divulgada ainda na sexta-feira, 13/07, o presidente da Faceb, mais uma vez, instrumentaliza o informativo institucional da Fundação para atacar o STIU-DF em vez de esclarecer as trabalhadoras e trabalhadores sobre o processo de saldamento do plano BD, em curso na entidade. Chega a chamar a nota do Sindicato, divulgada também no mesmo dia, de fake news, comparando com notícias falsas que entulham as redes sociais. Vamos aos fatos.

Em dezembro de 2017, a Faceb aprovou a contratação de consultoria por R$ 298 mil para fazer o saldamento do plano BD, combinado com migração para um plano saldado, a ser criado, e para o plano CD.

Na oportunidade, o STIU-DF também divulgou nota condenando esse absurdo e exigiu a realização de seminários e plenárias de esclarecimentos dos participantes e assistidos, que são os principais interessados, antes de qualquer outro encaminhamento sobre o tema. No entanto, a Faceb desconsiderou a sugestão da entidade sindical e continuou o processo, sempre enviesando os estudos para o saldamento e reforçando o fato de que a migração será facultativa.

No dia 18/06, o STIU-DF se reuniu com o presidente da CEB e reafirmou sua preocupação com o saldamento. O fato dos participantes poderem optar por permanecer no plano BD ou migrar para um saldado ou para o CD só enfraquecerá, ainda mais, os planos de benefícios, aumentando o risco de déficits e acabando com o benefício vitalício. Apesar desse alerta, a diretoria da CEB aprovou o saldamento no dia 12/07.

Se o que o Sindicato divulgou na sexta-feira é fake news, o presidente da Faceb, por meio próprio e não utilizando a Fundação como escudo, deveria vir a público negar que esse processo esteja de fato ocorrendo.

A verdade é que essa discussão está sendo feita de forma atropelada e sem transparência. Pouco foi discutido e aprofundado sobre a situação do nosso plano BD, preferindo-se buscar a solução clássica do saldamento para livrar a patrocinadora CEB do pagamento de déficits.

O STIU-DF estará na reunião desta segunda-feira (16), do Conselho Deliberativo, e exigirá, de imediato, a suspensão do processo até o esgotamento de todas as discussões com os participantes e assistidos, bem como das alternativas para o equilíbrio do plano BD. A entidade sindical também tomará medidas para que a Faceb não seja instrumentalizada para fins pessoais e distantes dos reais interesses de todos os trabalhadores, aposentados e pensionistas.

Nesse sentido, é muito importante que os participantes do plano BD, ativos e assistidos, estejam às 14h para a reunião do Conselho nesta segunda-feira, prevista para começar às 14h30, na sede da Faceb. Vamos à luta juntos defender a nossa Fundação.

CEB 10/2018