Foi com muita preocupação que o STIU-DF tomou conhecimento de reunião do Conselho Deliberativo da Faceb, a ser realizada nesta segunda-feira (16). A apreensão da entidade sindical é com o teor da pauta, que se quer foi divulgada.

É inadmissível que em plena era da informação em tempo real, ainda possam existir medidas sorrateiras como essa por parte da direção da CEB e da Faceb, sem transparência alguma para os participantes.

Um dos fatores preocupantes é uma possível deliberação sobre o saldamento do plano BD, que certamente trará sérios prejuízos aos participantes. Isso porque a grande maioria da categoria não sabe como será esse saldamento.

Colaborando com essa preocupação, a CEB já autorizou nesta quarta-feira (11) que seja feito o saldamento do plano BD.

O STIU-DF já alertou a patrocinadora sobre os problemas e riscos de aprovação de medidas prejudiciais aos participantes, inclusive com o risco do plano ficar sub judice.

Os dirigentes sindicais do STIU-DF, cumprindo sua obrigação de alertar os participantes, destacam o importante papel dos conselheiros, que têm a responsabilidade de representar e defender os interesses da categoria nas deliberações e não a vontade do patrocinador, muito menos a vontade de pessoas que estão ocupando cargos passageiros na CEB e na Fundação.

Essas medidas podem vir a serem tomadas no apagar das luzes, quando faltam menos de três semanas para a posse da nova diretoria da Faceb e seus conselheiros.

Antes de qualquer decisão a ser tomada, os participantes ativos e aposentados do plano BD, que são os maiores interessados, deveriam ser esclarecidos e consultados para que também possam contribuir da melhor forma possível para a tomada de decisão.

O STIU-DF entende que é muito importante a presença dos participantes do plano BD, ativos e assistidos, na reunião desta segunda-feira (16/07), a partir das 8h na sede da Faceb, no Setor Comercial Sul.

Vamos juntos defender nossa Fundação!

Nota CEB 09/2018