É com grande tristeza que o STIU-DF informa o falecimento do arqueólogo Eurico Miller, que veio a óbito nesta quarta-feira (11), em Curitiba, em decorrência de parada respiratória.

Com enormes serviços prestados ao País, Miller trabalhou na Eletronorte desde a fundação da empresa, onde era responsável pelo resgate da história dos nossos antepassados nas construções de vários empreendimentos. Os últimos 40 anos de sua vida foram dedicados à arqueologia na Amazônia.

Ainda em vida, Miller teve reconhecimento nacional, contribuindo incessantemente para o desenvolvimento da arqueologia brasileira. De tão alta competência profissional, sua fama ganhou o mundo. Na década de 90, ele encontrou vestígios de sítios pré-históricos no DF, com cerca de 7 mil anos.

Por amigos, Miller era considerado pessoa franca e sincera. A simpatia não era lá uma de suas grandes virtudes. Ele mesmo se intitulava o “gauchão grosso”. Contudo, invariavelmente, era sempre uma pessoa amiga e confiável.

Aos 82 anos, Miller deixa três filhos e uma brilhante história profissional.

Em 2013, Miller concedeu essa entrevista a jornalista Solange Bastos, que fazia pesquisa para a produção de vídeo intitulado “Arqueólogos da Amazônia”.