No dia do trabalhador o Ministério de Minas e Energia seguido pela Eletrobras, usando das suas páginas oficiais no Facebook e Twitter, voltaram a atacar os empregados do Sistema Eletrobras. As postagens chegam ao cúmulo de atribuir o aumento de tarifa aos empregados dos quadros das empresas.

O CNE teve acesso a todas as postagens a partir do envio dos prints das telas de celulares enviados por trabalhadores e trabalhadoras das empresas do Sistema Eletrobras, e de cidadãos e cidadãs que pareciam não estar acreditando no que viam, fica a pergunta, como pode o maior acionista de uma empresa ser responsável por depreciar a imagem dela?

As publicações veiculadas tanto pelo MME, quanto pela Eletrobras atingem o Código de Ética da Eletrobras para com seus empregados e também para com o próprio mercado, uma vez que deprecia a imagem dos trabalhadores/ as e ao mesmo tempo a imagem externa da empresa.

No rol dos compromissos das empresas Eletrobras no exercício da governança corporativa com o mercado, um dos itens que se destaca é que a Eletrobras e suas empresas devem basear sua relação com os seus públicos de relacionamento na proatividade da comunicação, de forma precisa, correta, transparente e oportuna, disponibilizando informações tempestivamente ao mercado de modo a minimizar rumores e especulações.

Já nos compromissos entre as empresas Eletrobras e seus colaboradores: diretores, conselheiros, empregados, contratados, prestadores de serviço, estagiários e jovens aprendizes, a Eletrobras se compromete a tratar a todos e todas com cordialidade e respeito.

O que mais se estranha é que Eletrobras rasga o seu Código de Ética no dia do trabalhador (a) e volta a repetir aquilo que foi praticado pelo presidente da Eletrobras Wilson Pinto, quando chamou os empregados de vagabundos, inúteis, dentre outros impropérios, conduta essa que foi repelida pela Comissão de Ética Pública da Presidência da República e que motivou ação por danos morais na esfera trabalhista, que tramita na 19ª Vara do Trabalho de Brasília.

O CNE espera a manifestação pública dos Diretores das empresas do Sistema Eletrobras, quanto às acusações, e se eles vão consentir ou vão reagir contra as ofensas injustas contra as empresas e seus empregados.

O CNE através de suas entidades representativas fará sua parte e acionará em todas as esferas cabíveis todos os responsáveis pelas ofensas às empresas, bem como, contra seus empregados e empregadas.

Fica claro que em um ato de desespero o Ministério de Minas e Energia tenta de maneira sórdida desconstruir a imagem da Eletrobras e de seus empregados perante a opinião pública, ao mesmo tempo tenta vender uma imagem positiva do seu Ministro, como se esse fosse o melhor executivo para área.

Durante todo o dia de hoje, 02/05, as ofensas e inverdades continuaram a serem proferidas nas páginas das redes sociais do MME, o que demonstra a total irresponsabilidade com a coisa pública perpetrada pelo governo temer através, do seu ministro de minas e energia, mais conhecido como Gato Angorá.

BOLETIM FNU CNE 02 05 2018