Em cumprimento ao estatuto e reforçando o seu caráter democrático e transparente, o STIU-DF submeteu o balanço financeiro da entidade de 2017 para apreciação da categoria, que aprovou todas as contas. A assembleia de apreciação ocorreu nesta quinta-feira (29) no auditório do Sindicato, conforme edital divulgado no dia 26.

O STIU-DF é uma das poucas entidades sindicais em todo o País que presta contas para as trabalhadoras e trabalhadores dos recursos utilizados. “Essa prestação de contas já é uma tradição da nossa categoria. E mais do que isso, é uma forma de honrar e dar transparência na utilização dos recursos dos trabalhadores”, aponta o dirigente sindical, Wandir Pereira.

Antes de aprovar as contas e a previsão orçamentária para 2018, as trabalhadoras e trabalhadores apontaram a necessidade de aumentar a destinação de recursos neste ano para a luta contra a proposta de privatização do setor elétrico brasileiro.

A categoria entendeu a importância do ajuste na previsão orçamentária, uma vez que a equipe econômica de Michel Temer e uma parcela significativa dos seus aliados no Congresso Nacional estão realmente interessados em entregar a maior empresa de energia elétrica da América Latina, a Eletrobras.

“Precisamos investir em comunicação, já que a mídia empresarial está defendendo os interesses do governo. Nesse sentido precisamos potencializar nossos informes para que a sociedade saiba o crime que estão querendo fazer no setor elétrico brasileiro”, aponta o dirigente sindical, David de Oliveira.

Segundo especialistas, estima-se que se todo o sistema elétrico no Brasil fosse construído hoje, custaria cerca de R$ 400 bilhões. No entanto, a proposta de Temer é vender a Eletrobras por R$ 12 bi.