Está chegando o Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA 2018. O evento vai acontecer entre os dias 17 e 22 de março, em Brasília. Nos dias 17, 18 e 19 as atividades acontecerão na UnB – Universidade de Brasília, e entre os dias 20 e 22 no pavilhão do Parque da Cidade.

O Fórum Alternativo é um evento internacional, democrático e que pretende reunir mundialmente organizações e movimentos sociais que lutam em defesa da água como direito elementar à vida. Além de unificar a luta contra a tentativa das grandes corporações em transformar a água em uma mercadoria, privatizando as reservas e fontes naturais de água, transformando este direito em um recurso inalcançável para muitas populações, que, com isso, sofrem exclusão social, pobreza e se vêm envolvidas em conflitos e guerras de todo o tipo.

O FAMA se contrapõe ao autodenominado “Fórum Mundial da Água” que é um encontro promovido pelos grandes grupos econômicos que defendem a privatização das fontes naturais e dos serviços públicos de água.

Diante disso, todos devem reagir e defender-se de um modelo econômico que considera água, energia e natureza como meros ativos de mercado, impondo um modelo ineficaz para prover acesso à água e ao saneamento para o conjunto da humanidade. Gerir bens comuns não é adequado ao perfil de empresas que visam lucro, portanto jamais será a base de uma economia sustentável, solidária e democrática, pois ameaça as espécies vivas, destrói os ecossistemas da Terra e a convivência pacífica entre os seres humanos.

Neste sentido, o STIU-DF convida toda a categoria eletricitária a participar do FAMA, para a construção de uma nova cultura da água, sustentada em valores éticos, ecológicos e culturais que garantam a inclusão e a justiça socioambiental, prezando pela transparência e participação popular ampla e representativa dos diferentes setores da sociedade.

“Água é um direito, não mercadoria”