Os dirigentes sindicais do STIU-DF se reuniram na tarde desta segunda-feira (19) com o presidente da CEB, Lener Silva, para tratar de alguns assuntos específicos. Em especial, as reclamações das trabalhadoras e trabalhadores referentes ao pagamento das férias e a estranha contratação de consultoria pela Faceb.

Sobre as férias, os dirigentes sindicais relataram ao presidente as reclamações da categoria sobre mudanças constantes na  metodologia usada pela CEB.

O STIU-DF pontuou que é preciso deixar claro no contra cheque cada um dos valores referentes às verbas das férias para que fique evidente ao trabalhador todos os pagamentos que dizem respeito às férias. Dessa forma evitam-se confusões e desconfiança na categoria. O presidente da CEB disse que vai verificar o problema junto ao SRH.

Em relação à consultoria a ser contratada pela Faceb no valor de R$ 300 mil para o saldamento do plano BD, os dirigentes sindicais consideram a medida imoral, porque o estudo aprovado pelo Conselho Deliberativo da Faceb será feito com recursos dos participantes, cujo objetivo principal é o pagamento da aposentadoria dos trabalhadores.

Vale destacar que em nenhum momento os trabalhadores foram ao menos consultados sobre a realização de tal consultoria.

Ora, se a Fundação e a CEB querem contratar esse estudo para verificar questões pontuais na Faceb, elas que arquem com essa despesa. Até porque a categoria já está arcando com taxas extraordinárias para o equacionamento do déficit do plano.

O Sindicato entende que pelo menos parte desse déficit se deve a ingerência da patrocinadora na Fundação. Portanto, não é justo que nós sejamos responsabilizados pelo pagamento de algo que não concordamos. Afinal, é a nossa aposentadoria e o nosso futuro que estão em jogo.

A qualquer momento o Sindicato pode convocar a categoria para se mobilizar em relação à Faceb e à defesa dos interesses dos trabalhadores. Fique atento.