Nesta semana, os trabalhadores e trabalhadoras do sistema Eletrobras realizaram uma grande mobilização contra o processo de privatização e desmonte das empresas estatais brasileiras , incluindo o setor elétrico.

No Rio de Janeiro, as ruas foram tomadas por eletricitários e outras categorias na luta pela soberania nacional. Em Brasília, Pará, Mato Grosso, Tocantins, Acre, e demais estados onde estão presentes as subsidiárias da Eletrobras, a categoria paralisou todas as suas atividades em defesa das empresas, da segurança energética, da modicidade tarifária, em defesa de seus direitos e empregos.

Além disso, uma série de atos, mobilizações e audiências estão sendo realizadas nos estados que visam à discussão e a defesa das empresas públicas do setor elétrico. Na sexta-feira, 29, os eletricitários do Amapá promoveram um seminário para debater a privatização da Eletrobras. Nesta quinta-feira, 5,  foi a vez dos trabalhadores da Eletronorte no Maranhão comparecerem em peso na audiência pública realizada na Câmara Municipal de Imperatriz.

Além disso, uma comitiva da entidade sindical esteve presente na comunidade Terra Indígena Krikati, por onde passam duas linhas de transmissão da Eletrobras Eletronorte em 500 kV. O objetivo é alertar as populações indígenas, quilombolas e ribeirinhos sobre o impacto e retrocesso que está por trás da proposta e privatização do ministro de Minas e Energia.

No dia 10 de outubro acontece a Audiência Pública na Comissão de Trabalho e Serviço Público- CTASP, que debaterá a proposta do Governo sobre a privatização da Eletrobras. A audiência será transmitida ao vivo, assim, para os trabalhadores e trabalhadoras que não puderem participar presencialmente da atividade, é importante a participação virtual com perguntas e mensagens na defesa das estatais elétricas.

DEFENDER A ELETROBRAS E A ELETRONORTE É DEFENDER O BRASIL.

CALENDÁRIO DE LUTAS DO CNE

Dia 06.10

Manifestação em defesa da CHESF

Local: Petrolina/PE

Dia 09.10

. Audiência Pública na Câmara dos Vereadores de Paulo Afonso em defesa da CHESF

Local: Paulo Afonso/BA

Dia 10.10

. Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Paraná em defesa da ELETROBRAS e ELETROSUL, às 09 horas

Local: Curitiba/PR

Dia 10.10

. Audiência Pública na Comissão de Trabalho e Serviço Público- CTASP, debate sobre a proposta do Governo de Privatização da ELETROBRAS

Local: Câmara dos Deputados Anexo II – Plenário 12

Dia 17.10

. Audiência Pública na Câmara dos Vereadores de Presidente Dutra

Local: Presidente Dutra/ MA

Dia 19 e 20.10

. CUT- Plenária do Comitê de Luta contra o Desmonte do Estado e as Privatizações

Local: São Paulo/SP

Dia 20.10

. Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, em defesa do Sistema ELETROBRAS

Local: Natal/RN

Dia 20.10

. Audiência Pública na Assembleia Legislativa de Sergipe, em defesa do Sistema ELETROBRAS

Local: Aracaju/SE

Sindinorte 05.102 (2)