Em 2011, serão divulgadas três chamadas no site da companhia. Demandas envolvem manutenção da transmissão, operação da geração e meio ambiente

A Eletrobras Eletronorte planeja investir R$ 40 milhões em pesquisa e desenvolvimento até 2014, de acordo com o Plano Diretor de Inovações Tecnológicas 2011-2014. Em 2011, serão divulgadas no site da companhia três chamadas, e a primeira deve acontecer em fevereiro. As 47 demandas envolvem manutenção da transmissão, operação da geração e meio ambiente, destacando temas como a redução de impactos ambientais de centrais eólicas, mecanismos para evitar ou eliminar a mortandade de peixes em turbinas hidrelétricas, definição de modelos para vazão ecológica e mitigação de impactos de linha de transmissão sobre a fauna. A Eletrobras Eletronorte também vai buscar inovações introdutivas, como tecnologia para geração hidrelétrica de baixa queda, fontes alternativas e armazenamento não-convencional de energia elétrica.

Desde 2010, há uma orientação do Plano Diretor para a execução de projetos de pesquisas pelo Centro de Tecnologia, em Belém (PA), que receberá cerca de 25% dos investimentos em P&D, dotando-o de estrutura física e conhecimento para que possa executar futuramente projetos de P&D. Entre os projetos de P&D já executados pela Eletrobras Eletronorte destacam-se as medidas de fluxos de gases de efeito estufa nos reservatórios hidrelétricos da Amazônia, o cadastro georreferenciado de linhas de transmissão e monitoração com sensoriamento remoto e a logística para atuação na manutenção das linhas de transmissão no trecho Imperatriz – Presidente Dutra.

(Agência CanalEnergia)