IELN

Exm.o Senhor Presidente Lula: nós, trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte, queremos externar nossa grande insatisfação pela forma como vem sendo discutido e se vem tentando impor o Plano de Carreiras e Remunerações – PCR a todo o sistema Eletrobras.
Não somos contra o fortalecimento da Eletrobras, que o senhor próprio espera ver em breves dias, e nós também, uma empresa de referência nacional e internacional, assim como o é a Petrobras. Mas esse fato não pressupõe a redução de direitos, o enfraquecimento das empresas coligadas, o esvaziamento de sedes e unidades regionais, como é o caso da reestruturação que vem sendo feita na Eletronorte.
Entendemos que sem a valorização do maior patrimônio que as empresas hoje têm, que é o seu corpo de profissionais qualificados, não há, no curto prazo, futuro para a nossa Eletrobras. Aliás, é bom lembrar que foi graças a esse corpo de trabalhadores e trabalhadoras que as empresas do Sistema Eletrobras escaparam do nefasto processo de privataria que assolou o país nos sombrios anos FHC. É bom lembrar também que essa massa trabalhadora, representada pelos seus sindicatos, intersindicais e federação, soube defender a Usina de Belo Monte, sendo um contraponto inteligente e corajoso aos nem sempre lúcidos argumentos dos ambientalistas, que não perceberam até hoje a grande vitória que tiveram em estabelecer o novo paradigma das usinas hidrelétricas a fio d’água aos projetos atuais e futuros.
Queremos dizer a V. Ex.a que a esmagadora maioria dos trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte não aprova esse plano como está e, por isso, está paralisada no dia de hoje – para sensibilizar o governo, o MME, o MPOG e as diretorias da Eletrobras e Eletronorte. É inadmissível que o PCR unificado crie ainda mais distorções salariais, não contemple todas as empresas do Sistema, não respeite o dispositivo legal da promoção por antiguidade (que só tem sentido se for automática), não conte com verba suficiente para gerir o plano e não contemple uma verdadeira harmonização salarial prévia (que não houve na Eletronorte, embora tenha ocorrido nas outras empresas).
Exm.o Senhor Presidente Lula, os trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte deram Cartão Vermelho para esse PCR como vem sendo proposto. Mas ainda há jogo, e o PCR pode ser melhorado. Queremos chegar ao final dos 90 minutos levantando a taça da vitória com um PCR unificado que permita, de fato, o crescimento profissional, sem limitações de vaga ou verba para quem comprovadamente mereça ascensão salarial.


VISUALIZAR ARQUIVO EM PDF