Após o alerta de  de um motorista ao Corpo de Bombeiros sobre alterações no nível de tremor da Ponte JK, a edificação foi interditada totalmente para avaliação na manhã desta quinta-feira (20).Os motoristas que seguem em direção ao Lago Sul, Paranoá e São Sebastião devem procurar outras vias.

Segundo o engenheiro Dickran Berberian, especialista em patologias em edificações e fundações, a ponte é dividida em quatro partes. Em uma dessas partes houve uma dilatação de 6cm. Berberian apresentou duas hipóteses: os cabos de aço que sustentam a ponte podem estar cedendo ou uma das fundações que sustenta a as partes da ponte pode estar cedendo também.

De acordo com o especialista, a hipótese mais provável e também a mais grave é o problema nos cabos de aço. A empresa pretende anunciar as medidas que serão tomadas a partir das avaliações preliminares.

O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Novacap estiveram no local. Segundo informações, a perícia preliminar já foi concluída e o resultado será divulgado ainda na tarde desta quinta-feira.  A ponte não passa por manutenção desde a sua inauguração, em 2002.

Segundo o Corpo de Bombeiros, motoristas que seguem em direção ao Lago-Sul devem procurar o acesso pela ponte das Garças, próxima ao Shopping Gilberto Salomão, e o balão do Aeroporto, pois a ponte Costa e Silva já apresenta congestionamentos.

(Clicabrasilia.com.br, 20.01.11)