Mais da metade dos americanos acha que está em uma situação econômica pior do que há dois anos, antes do início da gestão de Barack Obama, segundo uma pesquisa do Bloomberg divulgada nesta quinta-feira.

A pesquisa de opinião, realizada com mil adultos entre 4 e 7 de dezembro, revelou ainda que dois de cada três americanos acreditam que o país “está no rumo errado”.

Para 51% dos entrevistados, a situação piorou, enquanto 35% acham que vivem melhor agora do que há dois anos.

As percepções são importantes nesta altura do ano, já que, de acordo com o modo com veem sua situação econômica e financeira, os consumidores gastarão muito, pouco ou nada nas festas natalinas.

Na pesquisa do Bloomberg, 46% dos entrevistados indicaram que este ano gastarão menos e só 12% disseram que gastarão mais.

A despesa dos consumidores representa mais de dois terços do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos.

No entanto, segundo a avaliação do Bloomberg, os números do levantamento não são tão ruins para o presidente Obama se for levado em conta que os EUA estão saindo da recessão econômica mais profunda e prolongada que tiveram desde a Grande Depressão dos anos 1930.

“Quando o presidente Ronald Reagan se aproximava do término de seu segundo ano de mandato, seus números eram ainda piores do que os de Obama nesta pesquisa”, assinalou o Bloomberg.

(Agência EFE)