IELN

Nos dias 25 e 26 de novembro, foi realizada em Porto Velho – RO a primeira reunião quadrimestral de acompanhamento do Acordo Coletivo de Trabalho específico 2010/2011. Prevista como forma de gerar encontros periódicos e permanentes entre as entidades sindicais – representadas pelo Sindinorte – e a comissão de negociação da Eletronorte – composta pela Assessoria de Assuntos Trabalhistas e Sindicais (GAT) e por representantes de todas as diretorias da empresa – a reunião quadrimestral é de extrema importância, ao propiciar o debate e a busca de alternativas que satisfaçam as partes envolvidas nas pendências do ACT e outros problemas que dizem respeito à categoria.
Apesar de a empresa ter recebido uma pauta enxuta, com bastante antecedência, sendo parte da pauta remanescente de quadrimestrais anteriores, e estar ciente da importância das reivindicações da categoria, o resultado da quadrimestral foi uma decepção, não correspondendo às expectativas dos trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte.
A metodologia utilizada pela comissão de negociação da Eletronorte foi semelhante à utilizada quando da negociação do ACT específico: devido à unificação do Sistema Eletrobras, a Eletronorte deve esperar o resultado dos grupos de trabalho. Essa atitude comprometeu 50% dos pontos de pauta. Para os demais itens, a estratégia foi a de, novamente, postergar a solução para datas futuras. O Sindinorte esperava respostas mais conclusivas para reivindicações e problemas que têm trazido grande preocupação à categoria.
É inadmissível que a direção da Eletronorte continue a postergar a solução de problemas reconhecidos pela própria empresa e se esconda atrás da Eletrobras sob o pretexto da “unificação do setor elétrico”. O Sindinorte entende que esperar até que todos os processos sejam de fato unificados é inviabilizar quaisquer tratativas de negociação. Até quando os trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte ficarão sem resposta? Cabe à direção da Eletronorte assumir sua autonomia e resolver as pendências que existem com aqueles que são seu maior patrimônio, os trabalhadores e trabalhadoras.
Os sindicatos que compõem o Sindinorte realizarão assembléias nos próximos dias com o objetivo de informar aos trabalhadores e trabalhadoras, de forma detalhada, todos os pontos discutidos nessa quadrimestral.

HOJE TEM ASSEMBLÉIA GERAL

O STIU-DF convoca todos os trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte para importante assembléia geral extraordinária, conforme dados a seguir:

Data: 1º/12/2010 (hoje)
Horário: 9h (em primeira convocação) – 9h30 (em segunda convocação)
Local: entrada principal da Eletronorte (2º subsolo)

Pauta: 1. Informes gerais; 2. Informes sobre a reunião quadrimestral; 3. Assuntos gerais


VISUALIZAR ARQUIVO EM PDF