IELN

Dando continuidade ao processo de negociação da Curva Tamburello, o SINDINORTE esteve reunido ontem, dia 5 de junho de 2009, com os representantes da Eletronorte: senhores Almendra (Presidência), José Humberto (GSP), Iaci (GSP), Stephen (GAT), e senhora Rosa (GAT). O SINDINORTE foi representado por Mauro Martinelli (STIU-DF), Wellington Diniz (STIU-MA), Jorge Costa (STIU-PA), Francisco (STIU-AM), Fernando Barbosa (STIU-AC), Miranda (STIU-MT), Nailor (SINDUR), Duarte (STEET-TO), João do Povo (STIU-RR) e Adonis (STIU-AP), além dos assessores jurídicos do SINDINORTE.

Os representantes da empresa apresentaram um demonstrativo no qual detalham os valores a que teriam direito os trabalhadores da Boa Vista Energia, Manaus Energia e Eletronorte. O demonstrativo estipula um valor insignificante a ser rateado entre todos os trabalhadores que têm direito à ação. Não se trata de uma proposta da empresa, segundo seus representantes, porém, o valor apresentado representa um retrocesso em relação à expectativa dos trabalhadores. O referido valor é decorrente da aplicação de um grande número de redutores, tais como: acerto de tabela, adequação funcional e equilíbrio da média – 09/2004 –, adequação da tabela salarial – 03/1997 –, Antiguidade (CLT, Artigo 461), mérito atribuído aos trabalhadores, Mérito ACT – Nacional – 2003, Promoção Vertical – 03/1997, Reclassificação – 03/1997 e as sentenças judiciais. Ou seja, de acordo com os cálculos apresentados pela Eletronorte, os trabalhadores terão que devolver dinheiro para a empresa.

O SINDINORTE manifestou que não concorda com qualquer tipo de compensação para redução do valor devido, e que o demonstrativo da empresa traz preocupação, pois evidencia o desprezo que a Eletronorte demonstrou pelo anseio de todos os trabalhadores e trabalhadoras, e que se essa postura for mantida nas próximas reuniões, colocará em risco o processo negocial. 

O SINDINORTE insistiu para que os representantes da empresa apresentem a matriz salarial com os valores individualizados de todos os trabalhadores que têm direito ao passivo, e que a mesma demonstre o salário antes e depois da aplicação dos índices da Curva Tamburello. Para nós, trabalhadores, é muito importante dispormos desses valores, pois isso possibilita aos sindicatos calcular o valor do passivo de cada um e também apresentar uma proposta para viabilizar a negociação do passivo.

A reunião anteriormente prevista para o dia 18 foi antecipada para a data de 16 de junho. Na oportunidade, será definida a data para a realização de uma reunião extraordinária antes da última reunião de negociação, marcada para o dia 29 de junho de 2009.

O SINDINORTE espera que, na próxima reunião, a empresa venha disposta a realmente negociar, ou seja, disponibilize os dados solicitados desde o primeiro dia da negociação. Somente dessa forma poderemos construir um consenso que venha a atender o anseio dos trabalhadores.

Durante as assembléias que ocorrerão nesta semana, as entidades darão maiores detalhes.