Quatro hospitais da cidade – HOME, Santa Lúcia, Santa Helena e Hospital de Base – realizam exames de graça para detecção da osteoporose. O público-alvo desta iniciativa são as mulheres, a partir dos 45 anos de idade. Elas farão uma ultrassonografia de calcâneo (que é um osso do pé, localizado no calcanhar) para uma primeira avaliação.

As máquinas foram cedidas pelo laboratório farmacêutico Eli Lilly do Brasil, com pessoal qualificado contratado pela própria Lilly. A supervisão médica é do ortopedista Ériko Gonçalves Filgueiras, presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), regional do Distrito Federal.

A iniciativa faz parte dos eventos do Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia. A proposta é chamar a atenção da população para o diagnóstico da osteoporose, doença silenciosa e mortal por suas conseqüências, a fratura de colo do fêmur no idoso. Os exames são gratuitos e basta que os interessados se dirijam a um dos hospitais indicados. O atendimento será realizado por ordem de chegada.

COMO CONSEGUIR O EXAME

Hospital Home
Endereço: SGAS, 913, L 14
Médico responsável: Cristiane França
Operadora: Wanderleia
Na recepção do térreo, descer um andar de elevador. Procurar pela área dos exames / sala de densitometria óssea.

Hospital Santa Helena
Endereço: SHLN, 716
Médico responsável: Pablo Godinho
Operadora: Gercilia
A máquina está no consultório 6, em frente a área de internação.

Hospital de Base
Endereço: SHS, 101
Médico responsável: Antonio Rezende
Operadora: Odalisca
Ir ao Pronto-Socorro de Ortopedia. Pedir autorização na recepção. Falar que é do teste de osteoporose e procurar o consultório 2, ao lado do consultório de ortopedia.

Hospital Santa Lúcia
Endereço: SHLS, 716
Médico responsável: Fabrício Viesa
Operadora: Cristiana
Procurar o ambulatório de ortopedia e falar sobre o teste de osteoporose.