Pelo quinto ano seguido, os trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte escolherão seu representante para compor o Conselho de Administração, instância máxima de decisão da Empresa.

O Sindinorte, para evitar pulverização de votos entre vários candidatos (existem muitos trabalhadores e trabalhadoras com bom perfil para isso), o que poderia favorecer algum candidato chapa branca, têm sugerido nomes comprovadamente  comprometidos com os interesses dos trabalhadores/ as e, ao mesmo tempo, que defendam a Eletronorte sob a ótica dos trabalhadores,  não  fazendo  o  jogo  do Governo  Federal, uma vez que os demais membros do Conselho e toda a Diretoria da  Empresa já cumprem esse papel.

Também é política do Sindinorte garantir esta chance de conhecer esse outro lado da Empresa ao maior número de trabalhadores possível, de modo que todos os candidatos indicados evitaram utilizar do legítimo direito à reeleição.

Assim, a cada ano, o suplente eleito no ano anterior é alçado a candidato a titular, e novo nome é trazido das bases para compor a nova chapa.

Em todos esses anos, a categoria tem mostrado maturidade e discernimento para escolher seu representante, nunca elegendo alguém que estivesse interessado em utilizar dessa oportunidade como um trampolim para sua própria carreira profissional, ou alguém que pudesse se colocar a serviço da Diretoria da Empresa.

Este ano não será diferente. Parabéns à nossa categoria.

EMPRESA APRESENTA NOVA PROPOSTA PARA BANCO DE HORAS

A Diretoria da Eletronorte apresentou uma nova proposta para o Banco de Horas. Em relação à anterior, aprovada pela maioria dos sindicatos do Sindinorte, mantém o avanço com relação às horas de viagem a serviço, garantindo que, se realizadas fora do horário de trabalho, sejam integralmente pagas no mês posterior. Também assegura ao trabalhador/a a opção de, em  comum acordo com a gerência, converter as horas-extras realizadas fora de expediente  em  horas para compensação no Banco.

Nesta nova proposta, as horas trabalhadas além da jornada contratual, mas dentro do horário de funcionamento da empresa, vão para o Banco de Horas com a majoração de 30%.

STIU-DF FARÁ ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA DIA 08/03

O STIU-DF disponibilizou em seu site (www.urbanitariosdf.org.br), para avaliação dos trabalhadores e trabalhadoras, as duas versões do ACT Específico do Banco de Horas, tanto a versão vigente (2013/2015) quanto a nova proposta da Empresa.

Na próxima terça-feira, dia 8 de março, 9h em 1ª convocação e 9h30 em 2ª convocação, o STIU-DF realizará uma assembleia extraordinária deliberativa, para apreciação da proposta.

UM DESAFIO PARA O NOVO PRESIDENTE DA PREVINORTE

O Sindinorte tem cobrado da Diretora de Benefícios eleita pelos trabalhadores, Maria das Graças Tolosa, solução para um grave problema: restrição a empréstimos e renovações. A nova seguradora contratada pela Previnorte tem imposto entraves adicionais, além das condicionantes usuais: 1- estar dentro do limite de dez remunerações-base para cálculo da contribuição mensal, 2- estar dentro da margem consignável disponível e 3- ser inferior ao saldo resgatável da reserva de poupança.

Estes entraves adicionais chegam ao absurdo de considerar até o Índice de Massa Corpórea – pessoas consideradas acima do peso ideal, mesmo que não sejam classificadas como obesas, são impedidas de obter  crédito de um dinheiro que é seu,  justamente quando mais necessitam.

O Sindinorte procurou a Previnorte, mas, por falta de habilidade do seu presidente, a reunião foi frustrada.  Esperamos que o novo presidente, que assumirá em abril, também indicado pela patrocinadora, tenha mais tato para a interlocução com os representantes dos trabalhadores e busque desatar esse nó cego, ainda que seja a contratação de outra seguradora, visto que a concessão de empréstimos dessa natureza não coloca em risco o patrimônio dos demais participantes.

HOJE – DIA 5 – É O ÚLTIMO DIA PARA RESPONDER À CONSULTA ELETRÔNICA DO CNE/FNU E CONTRIBUIR COM O ACT NACIONAL (CONSULTE O SITE DOSEU SINDICADO OU DA FNU)


VISUALIZAR ARQUIVO EM PDF