Rio de Janeiro – Mais de 70% dos entrevistados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) para o cálculo do Índice de Expectativa das Famílias revelaram ter atualmente um orçamento familiar melhor do que há um ano. A pesquisa revelou que apenas 20% percebem uma piora da situação financeira da família.

“A melhoria da situação financeira das famílias também revela um grau de confiança alto em relação ao futuro, com 77% dos entrevistados acreditando em melhorias nos próximos 12 meses”, avaliou o presidente do Ipea, Marcio Pochmann, durante a apresentação da pesquisa no Rio de Janeiro.

Os maiores percentuais de famílias que constataram melhoria financeira foram verificados nas regiões Centro-Oeste (82%) e Norte (78%).

Apesar das expectativas positivas reveladas pela maioria dos entrevistados, o levantamento revelou cautela das famílias em relação ao consumo. Entre as famílias pesquisadas, 53% acreditam que o momento é ideal para comprar bens duráveis (como automóveis e eletrodomésticos), enquanto 37% apostam que ainda não é o momento adequado para esses gastos.

A Região Nordeste concentra a maior proporção de famílias (64%) que acreditam que o momento é adequado para compras. Já as famílias do Norte e do Sul do país se revelaram mais receosas em consumir do que otimistas com as compras (51% contra 47%; e 49% contra 42%, respectivamente).

“A comparação da pesquisa é em relação aos meses anteriores, quando o Brasil estava saindo da crise econômica com baixa expansão, e agora estamos em uma realidade superior que permite às famílias olharem para os próximos meses e acreditarem que o Brasil poderá continuar nessa marcha, mas isso não significa um aprofundamento do consumo das famílias”, disse Pochmann.

(Fonte: Carolina Gonçalves, Agência Brasil)