STIU-DF entra com liminar para garantir atendimento médico.

Desde primeiro de maio, os trabalhadores e trabalhadoras de Furnas estão “assegurados” por um plano de saúde fictício. A Fundação Real Grandeza descumpriu o acordo de migração do plano da categoria.

A substituição do plano estava prevista para acontecer no início deste mês, o que não ocorreu. Ao se verificar a rede credenciada de Furnas constatamos que não havia nenhuma unidade hospitalar habilitada que atendesse o plano da FRG.

Para piorar a situação, a Fundação teria que enviar aos trabalhadores, lotados em Brasília, carteiras de reciprocidade da Cassi, em complemento ao plano da FRG. Acontece que, foram encaminhadas, erroneamente, carteiras da UNIMED São José do Rio Preto, que não possui rede credenciada nesta cidade.

É preciso lembrar que o acordo firmado entre Furnas e a Real Grandeza, referente a migração do plano de saúde, não teve participação das entidades sindicais. O acompanhamento do processo de migração se deu após assinatura do acordo. Na última reunião para tratar do assunto, foi registrada a falta de alguns itens para finalizar a migração, mas que, até o prazo estabelecido, essas pendências estariam resolvidas.

O STIU-DF entrou em contato várias vezes com a Fundação para tratar do assunto, onde se acordou em primeiro plano, o credenciamento imediato do Hospital Anchieta e dos profissionais da Associação Médica de Brasília, o que mais uma vez não ocorreu.

Na manhã desta sexta-feira (15) o sindicato entrou em contato com a gerente comercial do hospital que confirmou que não há contrato firmado com a Fundação Real Grandeza.

Desta forma, sem alternativas, o STIU-DF entrou com pedido de liminar, na 10ª Região do Tribunal Regional do Trabalho (processo nº 0000779-17.2015.5.10.0004),  para determinar que Furnas mantenha integralmente a prestação dos serviços assistenciais do plano de saúde aos trabalhadores e seus dependentes legais nos mesmos moldes anterior a migração, até que o plano deixe a ficção e passe a ser  realidade.

 


VISUALIZAR ARQUIVO EM PDF