Foi realizada no Rio de Janeiro, no dia 07 de maio, a segunda reunião quadrimestral de acompanhamento do ACT 2014/2016. Confira os assuntos tratados na reunião com os representantes da empresa.

1. Melhorias no Plano Previdenciário CD – ONS

A empresa juntamente com a Fundação Eletros está finalizando os estudos do que poderá vir a ser um novo plano previdenciário, em que se procura minimizar um pouco as perdas para os profissionais que vieram para o Operador com mais de 40 anos e que estão com seus proventos muito defasados no momento de suas aposentadorias. Esse novo modelo dependerá ainda dos avais do Conselho de Administração do ONS, da Aneel e da Previc.

2. Elevação do empréstimo financeiro da Eletros

A empresa informou que o CDE – Conselho Deliberativo da Eletros se reunirá no dia 08 de maio para apreciar a elevação do empréstimo para o teto de 6 (seis) remunerações. O CDE em sua reunião informou que o aumento foi aprovado e que será implementado no mês de junho próximo.

A Intersindical aguarda ainda uma cópia detalhada desses estudos e também qual o atual quantitativo de profissionais/nº de remunerações que se utilizam desse empréstimo.

3. Apresentação do Plano de Vida e Carreira (Preparação para Aposentadoria)

A empresa está finalizando os estudos do que poderá vir a ser o seu programa de preparação para aposentadoria e que envolve até uma redução negociada de jornada de trabalho/remuneração para 20 e/ou 24 horas semanais.

4. Programa de Incentivo Educacional

A empresa está finalizando os estudos do que poderá vir a ser o seu programa de incentivo a primeira graduação com detalhamentos sobre a idade de corte para participação, a flexibilização do horário de trabalho e a delimitação em pelo menos 10,0% desses elegíveis para participação anual.

5. Reestruturação do Grupo do PGCR

A empresa informou que o Grupo do PGCR já está se reunindo e trabalhando com regularidade e que farão agora uma análise da implantação do PGCR de 2014.

Ressaltamos que para o próximo orçamento há uma previsão de 1,5% da Folha Salarial para movimentação/correção por desvio de mercado.

6. Performance Organizacional 2015

A empresa informou que continua em análise pela diretoria do ONS e seu Conselho de Administração a incidência do IR na PO 2015, a ser paga em 2016.

7. LTCAT / PPP

A empresa informou, após questionada pela Intersindical, que até o final do mês de junho estarão concluídos todos os LTCAT da empresa. A partir de julho os trabalhadores poderão solicitar as suas PPP’s corretas e atualizadas.

8. Vagas de garagem do edifício sede do ONS

A empresa informou que foram localizadas 11 vagas de garagem ociosas. Essas vagas foram sorteadas entre 22 profissionais Seniores II, que farão rodízio semestralmente dessas vagas.

9. Assuntos Gerais

Os sindicatos solicitaram e a empresa se comprometeu a fazer uma nova avaliação sobre a possibilidade de: 1) Parcelamento de Férias em 3 períodos de 10 dias; e 2) Divisão dos Tíquetes Alimentação e Refeição em percentuais de 30%/70% ou 70%/30%.

A Intersindical cobrou da empresa e seus gestores um maior empenho e criatividade, para que no momento de elaboração das propostas orçamentárias, se busque um plus adicional para concessão do aumento real na data-base, face aos aumentos principalmente de 23% no Plano de Saúde, com o intuito de buscarmos a recuperação do poder aquisitivo desses trabalhadores. Foi destacado que a empresa entre agosto e setembro estará elaborando um orçamento complementar para o 2º semestre de 2016.

 

Fique informado e venha lutar pelos seus direitos!

 


VISUALIZAR ARQUIVO EM PDF